O artigo "As três partes: Explorando as figuras planas na escola Hegésippo Reis" aborda a necessidade de flexibilidade no planejamento educacional diante de desafios apresentados por uma turma dinâmica e um ambiente escolar singular. Reconhecendo que os planos iniciais nem sempre podem ser rígidamente seguidos, enfatiza a importância de se adaptar às necessidades e características individuais dos alunos. Durante a implementação do planejamento na oficina de matemática, foram criados recursos para serem apresentados na Semana da Matemática, visando tornar o ensino mais envolvente para os estudantes. Nesse contexto, o artigo sublinha a importância de embasar as práticas pedagógicas em princípios matemáticos sólidos. Com base nesses elementos, o estudo propõe uma abordagem que busca equilibrar a implementação do planejamento com a flexibilidade essencial para enfrentar os desafios da turma. O resultado é uma abordagem adaptável e eficaz na exploração de figuras planas na oficina de matemática, proporcionando uma experiência enriquecedora e segura para os alunos da Escola Hegésippo Reis. Em resumo, este artigo destaca como a flexibilidade e abordagens criativas podem enriquecer o ensino de figuras planas na matemática, promovendo uma aprendizagem significativa e envolvente para os alunos.