PIRANDO COM BUFFON: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PARA APROXIMAÇÃO AO NÚMERO PI
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103769 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1295 "inscrito_id" => 2131 "titulo" => "PIRANDO COM BUFFON: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PARA APROXIMAÇÃO AO NÚMERO PI" "resumo" => "Este artigo relata o desenvolvimento de uma oficina para estudantes do Ensino Fundamental II utilizando o experimento da Agulha de Buffon para obter aproximações do número ?, destacando o estudante como protagonista do processo de aprendizagem. Para tanto, abordou-se uma introdução à Geometria Probabilística, apresentou-se o contexto histórico, partindo para a execução física do experimento da Agulha de Buffon, com posterior simulação de milhares de lançamentos utilizando o GeoGebra, seguida de uma investigação do problema. Houve uma prévia da oficina com licenciandos do curso de Licenciatura de Matemática e, após corrigidos os problemas apresentados na prévia, ocorreram duas aplicações com alunos do Ensino Fundamental II. Como resultado, os alunos obtiveram boas aproximações para o número ?, alcançando valores de 3,1 e 2,78 como aproximação para ? na primeira e segunda aplicação da oficina, respectivamente." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2131_TB1295_04092023185501.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO WRZECIONEK DE BRITO" "autor_nome_curto" => "LEANDRO" "autor_email" => "leandro.wrzecionek@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103769 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1295 "inscrito_id" => 2131 "titulo" => "PIRANDO COM BUFFON: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PARA APROXIMAÇÃO AO NÚMERO PI" "resumo" => "Este artigo relata o desenvolvimento de uma oficina para estudantes do Ensino Fundamental II utilizando o experimento da Agulha de Buffon para obter aproximações do número ?, destacando o estudante como protagonista do processo de aprendizagem. Para tanto, abordou-se uma introdução à Geometria Probabilística, apresentou-se o contexto histórico, partindo para a execução física do experimento da Agulha de Buffon, com posterior simulação de milhares de lançamentos utilizando o GeoGebra, seguida de uma investigação do problema. Houve uma prévia da oficina com licenciandos do curso de Licenciatura de Matemática e, após corrigidos os problemas apresentados na prévia, ocorreram duas aplicações com alunos do Ensino Fundamental II. Como resultado, os alunos obtiveram boas aproximações para o número ?, alcançando valores de 3,1 e 2,78 como aproximação para ? na primeira e segunda aplicação da oficina, respectivamente." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2131_TB1295_04092023185501.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO WRZECIONEK DE BRITO" "autor_nome_curto" => "LEANDRO" "autor_email" => "leandro.wrzecionek@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }