O Programa Residência Pedagógica é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa contribuir para a formação inicial de professores através da parceria entre universidade e escolas da educação básica. O trabalho colaborativo desenvolvido por orientadora, preceptora e residentes favorece a realização de ações que ampliam os saberes de todos os sujeitos envolvidos. Nesse sentido, o Subprojeto de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia, define como objetos de trabalho para o segundo módulo, duas ações: Atividade permanente de leitura e Biblioteca de classe, as quais partem da necessidade de agregar as práticas de leitura literária ao contexto de alfabetização com a intenção de potencializar leitura e escrita das crianças. Trata-se de ações pedagógicas atravessadas pelas leituras de livros infantis com propósitos de deleite e formação de comportamentos leitores das crianças inferindo com as práticas sociais, sobretudo, com a intenção de expandir possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes nos anos iniciais, da Rede Municipal de Educação em Salvador – Bahia. Essas ações potencializam condutas significativas dos estudantes, norteadas por uma educação democrática e inclusiva, voltada para a formação cidadã. Desse modo, discute a inserção, no contexto educacional formal, de práticas de leituras literárias, em uma perspectiva do desenvolvimento cognitivo e emocional, leitura e escrita, crítico e reflexivo.