O presente trabalho objetiva analisar a importância da ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental, considerando-a como uma estratégia no processo de ensino-aprendizagem. Utilizou-se da abordagem qualitativa e da pesquisa de cunho exploratório. Como instrumento de construção de dados, usou-se um questionário com questões abertas, acerca do trabalho com o lúdico no ensino fundamental, direcionado a uma pedagoga que exerce sua profissão em uma escola pública nos anos iniciais do ensino fundamental. Constatou-se que a importância da ludicidade na atuação da docente, nessa etapa de ensino, está implicada com a possibilidade de as crianças criarem, imaginarem; aprendendo e se desenvolvendo do ponto de vista cognitivo, emocional, de valores e nos movimentos corporais. Nessa direção, as estratégias utilizadas envolvem a linguagem, o movimento corporal e objetos do cotidiano da criança em uma relação com a literatura utilizada. O lúdico de forma planejada, com propósito e objetivos pedagógicos contribui para facilitar a aprendizagem da criança, fazendo-a adquiria prazer pelo aprendizado na sala de aula.