Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

LETRAMENTO CIENTÍFICO: OFICINAS DE ESCRITA PARA ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 07: Alfabetização e letramentos
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104542
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2170
    "inscrito_id" => 6126
    "titulo" => "LETRAMENTO CIENTÍFICO: OFICINAS DE ESCRITA PARA ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A introdução e o estímulo das oficinas científicas no repertório de formação dos estudantes de ensino superior são essenciais para o senso crítico. Este estudo teve como objetivos analisar os letramentos dos bolsistas no que tange a habilidade da produção de textos científicos, sistematizar as informações sobre a oficina, estabelecer métricas sobre a qualidade das informações fornecidas com vistas ao aperfeiçoamento do projeto e entender as necessidades relatadas pelos alunos. A metodologia utilizada foi de relato de experiência quali/quantitativo realizado a partir da realização de uma oficina de letramento científico para construção de resumo para alunos do ensino superior. Os dados coletados foram de origem primária obtidos por meio de um inquérito realizado entre os participantes da oficina. Participaram do primeiro momento 43 alunos, concentrando um maior número entre os cursos de Letras e Pedagogia, que relataram 22 (51,2%) que não apresentavam experiência com textos científicos, 26 (60,5%) afirmaram que os conhecimentos adquiridos durante a oficina poderiam ser utilizados em novas situações. Considerando o índice de satisfação e recomendação da oficina, 39 (90,7%) pessoas foram promotores. As opiniões foram categorizadas em: maior tempo para a oficina; necessidade de oficinas em outros momentos; e a excelência do CEC. As oficinas formativas apresentam-se como um recurso importante para a apreensão do conhecimento. Novos estudos devem ser realizados para um aprofundamento dos conhecimentos relacionados às atividades de ensino e letramento científico, além da compreensão necessária para o aperfeiçoamento da escrita."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6126_TB2170_06102023134355.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERENA LOUREIRO GALVÃO"
    "autor_nome_curto" => "VERENA"
    "autor_email" => "verena.galvao@pro.ucsal.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR (UCSAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104542
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2170
    "inscrito_id" => 6126
    "titulo" => "LETRAMENTO CIENTÍFICO: OFICINAS DE ESCRITA PARA ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A introdução e o estímulo das oficinas científicas no repertório de formação dos estudantes de ensino superior são essenciais para o senso crítico. Este estudo teve como objetivos analisar os letramentos dos bolsistas no que tange a habilidade da produção de textos científicos, sistematizar as informações sobre a oficina, estabelecer métricas sobre a qualidade das informações fornecidas com vistas ao aperfeiçoamento do projeto e entender as necessidades relatadas pelos alunos. A metodologia utilizada foi de relato de experiência quali/quantitativo realizado a partir da realização de uma oficina de letramento científico para construção de resumo para alunos do ensino superior. Os dados coletados foram de origem primária obtidos por meio de um inquérito realizado entre os participantes da oficina. Participaram do primeiro momento 43 alunos, concentrando um maior número entre os cursos de Letras e Pedagogia, que relataram 22 (51,2%) que não apresentavam experiência com textos científicos, 26 (60,5%) afirmaram que os conhecimentos adquiridos durante a oficina poderiam ser utilizados em novas situações. Considerando o índice de satisfação e recomendação da oficina, 39 (90,7%) pessoas foram promotores. As opiniões foram categorizadas em: maior tempo para a oficina; necessidade de oficinas em outros momentos; e a excelência do CEC. As oficinas formativas apresentam-se como um recurso importante para a apreensão do conhecimento. Novos estudos devem ser realizados para um aprofundamento dos conhecimentos relacionados às atividades de ensino e letramento científico, além da compreensão necessária para o aperfeiçoamento da escrita."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6126_TB2170_06102023134355.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERENA LOUREIRO GALVÃO"
    "autor_nome_curto" => "VERENA"
    "autor_email" => "verena.galvao@pro.ucsal.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR (UCSAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A introdução e o estímulo das oficinas científicas no repertório de formação dos estudantes de ensino superior são essenciais para o senso crítico. Este estudo teve como objetivos analisar os letramentos dos bolsistas no que tange a habilidade da produção de textos científicos, sistematizar as informações sobre a oficina, estabelecer métricas sobre a qualidade das informações fornecidas com vistas ao aperfeiçoamento do projeto e entender as necessidades relatadas pelos alunos. A metodologia utilizada foi de relato de experiência quali/quantitativo realizado a partir da realização de uma oficina de letramento científico para construção de resumo para alunos do ensino superior. Os dados coletados foram de origem primária obtidos por meio de um inquérito realizado entre os participantes da oficina. Participaram do primeiro momento 43 alunos, concentrando um maior número entre os cursos de Letras e Pedagogia, que relataram 22 (51,2%) que não apresentavam experiência com textos científicos, 26 (60,5%) afirmaram que os conhecimentos adquiridos durante a oficina poderiam ser utilizados em novas situações. Considerando o índice de satisfação e recomendação da oficina, 39 (90,7%) pessoas foram promotores. As opiniões foram categorizadas em: maior tempo para a oficina; necessidade de oficinas em outros momentos; e a excelência do CEC. As oficinas formativas apresentam-se como um recurso importante para a apreensão do conhecimento. Novos estudos devem ser realizados para um aprofundamento dos conhecimentos relacionados às atividades de ensino e letramento científico, além da compreensão necessária para o aperfeiçoamento da escrita.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.