Este trabalho tem como objetivo, apresentar uma experiência em desenvolvimento pela parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a Escola Estadual Segismundo Pereira, Uberlândia/MG. Embora existam um número significativo de artigos e pesquisas que demonstram a importância do PIBID para a formação docente e educação básica, ressaltamos neste trabalho algumas das colaborações do programa, tendo em vista o nosso contexto da vivência dentro do Subprojeto Licenciatura da Computação e Matemática (Uberlândia/Paracatu) do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Por todas as especificidades vivenciadas, apresentamos a criação de um aplicativo de estudos visando auxiliar nossos estudantes da educação básica nos estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e na revisão dos conteúdos trabalhados nas disciplinas de história e matemática. Começamos a proposta do aplicativo apenas para estas áreas, no entanto, se avaliação dos estudantes for positiva com relação a praticidade e pertinência pedagógica do mesmo, faremos a ampliação para outras áreas do conhecimento. Como nos ressalta Arroyo (2013), acreditamos que a docência deve ser compreendida e valorizada na perspectiva da autoria e criatividade na articulação entre conhecimento e cultura dos coletivos escolares, e para nós essa é uma das grandes colaborações do PIBID, proporcionada por esta experiência de construção do aplicativo de estudos.