O presente trabalho resulta das experiências desenvolvidas no âmbito do PIBID, Núcleo de Sociologia (UFMA- Campus São Luís) e também atividades de Estágio de Licenciatura do Curso de Ciências Sociais (UFMA) na escola integral Centro Educacional Júlio Mesquita Filho (localizada na Avenida Dois, 14 - Cohab Anil I, em São Luís – MA), na qual desenvolvo as atividades, atualmente sob à supervisão da Professora de Sociologia Verissa Einstein e sob a coordenação do Professor Elio Pantoja (PIBIB Sociologia) entre os anos de 2022-2024. O objetivo é descrever as táticas utilizadas pela professora no âmbito escolar a partir da disponibilidade dos recursos materiais. A fonte de informação principal neste trabalho são entrevistas e conversas com a Professora Verissa Einstein, que em seus depoimentos apresenta as dificuldades e estratégias para lidar com o seu trabalho diante da escassez de recursos. Ela enfatiza em seus depoimentos que as precárias condições de trabalho com por exemplo a falta de equipamentos, de uma boa internet, laboratórios e espaços adequados etc. Se impõem e gera uma situação em que leva os professores a usarem métodos tradicionais, refletindo numa forma e numa concepção tradicional de educação. Portanto, a pesquisa visa relatar as dificuldades, mas também, destacar a criatividade que os professores usam para driblar as adversidades encontradas no cotidiano escolar.