DESAFIOS E SOLUÇÕES POSSÍVEIS PARA A PRÁTICA DOCENTE NO PÓS-PANDEMIA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104782 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2441 "inscrito_id" => 1843 "titulo" => "DESAFIOS E SOLUÇÕES POSSÍVEIS PARA A PRÁTICA DOCENTE NO PÓS-PANDEMIA" "resumo" => "Na história recente, pode-se de dizer que a pandemia de COVID-19 que chegou ao Brasil no mês de fevereiro de 2020, e perdurou no país por mais de dois anos, é o período de transformações mais intensas encaradas pela profissão docente desde o início do século. No entanto, esse período foi atravessado e hoje, quase dois anos após o retorno da presencialidade, a Educação no Brasil, segue acontecendo em boa parte, nos moldes pré fevereiro de 2020. Ainda assim, é inegável que diversos foram os impactos causados pela pandemia de COVID-19 na prática docente e na forma de pensar sobre ela. E são sobre essas questões que a presente pesquisa, se debruça: as inquietações enfrentadas pelos docentes hoje, são as mesmas enfrentadas no período de isolamento? Quais os possíveis caminhos para que a formação de docentes assuma tais questões de forma significativa? Ser docente, trata-se de uma atividade complexa e nesse período de fragilidades ressaltadas, onde os professores e professoras a todo momento se defrontam com contratempos que agora ganham força, educar requer uma gama de habilidades e competências específicas. Desta forma, considerando as dificuldades que se afloraram, bem como os anseios docentes pós-pandemia, faz-se necessário pensar em formar docentes resilientes. Esse desenvolvimento se relaciona com as vivências e experiências anteriores e atuais e envolve não só as dimensões profissionais dos docentes, mas também as dimensões pessoais, históricas e sociais que se transformam no decorrer da particularidade, bem como da coletividade de cada trajetória desde a Formação Inicial." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID1843_TB2441_07102023180140.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE FERREIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "FELIPE" "autor_email" => "felipe.ferreira.9822@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104782 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2441 "inscrito_id" => 1843 "titulo" => "DESAFIOS E SOLUÇÕES POSSÍVEIS PARA A PRÁTICA DOCENTE NO PÓS-PANDEMIA" "resumo" => "Na história recente, pode-se de dizer que a pandemia de COVID-19 que chegou ao Brasil no mês de fevereiro de 2020, e perdurou no país por mais de dois anos, é o período de transformações mais intensas encaradas pela profissão docente desde o início do século. No entanto, esse período foi atravessado e hoje, quase dois anos após o retorno da presencialidade, a Educação no Brasil, segue acontecendo em boa parte, nos moldes pré fevereiro de 2020. Ainda assim, é inegável que diversos foram os impactos causados pela pandemia de COVID-19 na prática docente e na forma de pensar sobre ela. E são sobre essas questões que a presente pesquisa, se debruça: as inquietações enfrentadas pelos docentes hoje, são as mesmas enfrentadas no período de isolamento? Quais os possíveis caminhos para que a formação de docentes assuma tais questões de forma significativa? Ser docente, trata-se de uma atividade complexa e nesse período de fragilidades ressaltadas, onde os professores e professoras a todo momento se defrontam com contratempos que agora ganham força, educar requer uma gama de habilidades e competências específicas. Desta forma, considerando as dificuldades que se afloraram, bem como os anseios docentes pós-pandemia, faz-se necessário pensar em formar docentes resilientes. Esse desenvolvimento se relaciona com as vivências e experiências anteriores e atuais e envolve não só as dimensões profissionais dos docentes, mas também as dimensões pessoais, históricas e sociais que se transformam no decorrer da particularidade, bem como da coletividade de cada trajetória desde a Formação Inicial." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID1843_TB2441_07102023180140.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE FERREIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "FELIPE" "autor_email" => "felipe.ferreira.9822@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }