A finalidade do estudo é assinalar os desdobramentos do Programa Residência Pedagógica, desenvolvido na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) no processo de alfabetização em instituições localizadas no noroeste do Paraná, a partir das ações das docentes orientadoras, por um viés reflexivo e crítico. As atividades desenvolvidas ao longo do programa, são fundamentadas na Teoria Histórico-Cultural, que por sua vez, direcionam as ações teóricas (de estudo) e práticas (no cotidiano escolar), tendo como temática o processo de alfabetização. Nesse patamar, elucidamos que a alfabetização, além de seguir os parâmentos do currículo oficial, deve ser entendida em sua magnitude, por estar conexo ao contexto socioeconômico, político e cultural, e refletir no desenvolvimento do psiquismo infantil. Logo, por se tratar em um processo complexo, que envolve a leitura e a escrita de modo consciente, relacionado ao processo de humanização, a alfabetização deve ser mediada, a partir de ações pedagógicas planejadas, e escolhas didáticas conscientes. Dessa forma, o ensino desenvolvente partirá do conhecimento do processo psicológico a fim de planejar ações didáticas que desafiem a aprendizagem de conteúdos que mobilizem a atividade de novos processos cognitivos, impulsionando o desenvolvimento da alfabetização. O estudo mostrou que a realização das atividades propostas no programa impactou tanto a formação inicial e continuada, como a comunidade escolar estabelecendo o elo entre teoria e prática na formação acadêmica e no cotidiano escolar.