Com o intuito de melhorar as formas de aprendizagem no Ensino Médio e Superior, muitos professores estão se aventurando em metodologias digitais, incluindo a criação de vídeos de curta duração. Nesse contexto, este estudo procura responder à seguinte questão: " A utilização de vídeos como recurso pedagógico pode ser uma estratégia eficaz para promover uma aprendizagem significativa entre os estudantes do Ensino Médio e Superior?”. E tem como objetivo geral investigar, por meio de uma análise Bibliográfica, se o uso de vídeos no Ensino Médio promove uma aprendizagem significativa para os alunos. Para abordar essa problemática, adotamos a metodologia de pesquisa bibliográfica. Após a realização da pesquisa, foram encontrados 10 artigos relevantes sobre o tema, dos quais 6 foram selecionados para análise. Os resultados deste estudo indicaram que a utilização de vídeos como recursos didáticos mostrou-se uma abordagem promissora, sendo capaz de estimular o pensamento criativo e crítico nos estudantes, além de proporcionar resultados positivos em termos de aprendizagem. No entanto, é importante ressaltar que, apesar dos benefícios apresentados, o uso de vídeos como recurso pedagógico deve ser realizado de maneira cuidadosa e planejada.