O presente relato de experiência tem como objetivo demonstrar a colaboração do Programa Residência Pedagógica (PRP) na instrução introdutória do educador de matemática, onde a autora narra suas práticas docentes vivenciadas com os residentes do Programa na 2ª série do Ensino Médio da Escola João Bento da Costa no segundo semestre de 2022. Os estudantes em grande maioria possuem imensa dificuldade de assimilação dos conteúdos matemáticos, deste modo surgiu a inquietude de como o residente do Programa Residência Pedagógica de Matemática pode colaborar na compreensão e assimilação matemática? Foi utilizada como metodologia uma abordagem qualitativa, e no que se refere aos objetivos consideramos uma pesquisa exploratória, descritiva e quanto aos procedimentos um estudo bibliográfico. Em decorrência desta colaboração dos residentes dentro de sala de aula o PRP oportuniza ao residente evoluir a sua atividade educativa na sala de aula, proporcionando o assenhoreamento dos conteúdos conceituais, metodologias e práticas, correlacionadas com a edificação de conhecimento na instrução educativa de matemática. As práticas docentes que foram desenvolvidas durante o PRP também colaboram de modo reflexivo ao residente sobre suas práxis de ensino, corroborando a usabilidade de diversificadas ferramentas de aprendizagem e a edificação uma aprendizagem significativa.