CARVALHO, Paula De Oliveira et al.. Ensino de cartografia para os anos iniciais. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104628>. Acesso em: 22/11/2024 01:27
Esta ação extensionista objetiva acrescer na formação inicial e continuada de professores para ensinar Cartografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Parte do pressuposto que atualmente cada vez mais esta se faz presente no cotidiano das pessoas, integrada a novas tecnologias. Para desfrutar de tais tecnologias faz-se necessário aprimorar conhecimentos cartográficos junto à diversas representações do espaço. Assim, difundir o campo de estudo da Cartografia salientando sua importância para a formação humana e, principalmente, espera-se que os professores rompam com as dificuldades limitadas ao ensino da linguagem cartográfica, impedindo o distanciamento da cartografia do mundo dos alunos, os auxiliando quanto a leitura de mundo, e condicionando uma melhor compreensão das dinâmicas socioculturais que se apresentam na sociedade. Entre os outros objetivos deste trabalho, sobressai o de reconhecer a importância da Cartografia para a vida humana e proporcionar aos professores novas possibilidades didático-metodológicas para o ensino da Cartografia para as crianças. Para tal objetivo, a metodologia numa abordagem qualitativa presume o estado do conhecimento sobre alfabetização cartográfica e estudos teórico-práticos com mapas e atlas, e demais representações cartográficas. Também, trabalhar conceitos referentes a cartografia e utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para auxiliar neste ensino. Considera-se que esta ação de extensão, propicia aos participantes abordar conceitos elementares de Cartografia de formas mais interessantes e atrativas, possibilitando desenvolver habilidades e competências referentes as noções e proporcionando situações nas quais as crianças desenvolvam o pensamento espacial.