O presente trabalho trata sobre a relação entre o professor e o aluno em sala de aula e o papel do docente como educador no Programa Residência Pedagógica-PRP, enfatizando a importância do diálogo e da boa relação entre eles. É apresentado nessa investigação alguns motivos que podem atrapalhar essa interação ou venha dificultar de forma coletiva por parte da turma ou por parte do docente. Tem como objetivo apresentar reflexões sobre a relação entre os envolvidos na residência pedagógica no papel de cada ação no processo do desenvolvimento de aprendizagens, nas relações e interações, pois a educação exige ética e avaliações. Além disso, é importante lembrar que as relações humanas nem sempre são harmônicas e agradáveis, mas na escola também se aprende a conviver com as diferenças. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa pesquisando materiais teóricos bibliográficos, elencando autores que dissertam sobre o assunto como: Freire (1996) e outros, seu tipo de pesquisa mais acentuado é a pesquisa-ação. Como resultado, foi possível entender a relevância de uma boa relação na escola e na vida de cada indivíduo, direcionando o que está sendo exposto nesse relato de experiência observado em sala de aula, que deu início a essa pesquisa com significados importantes na convivência do residente, preceptor e orientador do PRP. Por fim, aprende-se que o respeito deve prevalecer entre os sujeitos entendendo que a sala de aula precisa ser um ambiente participativo e agregador para aprendizagens.