Durante a execução do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), foram observadas as dificuldades enfrentadas em uma escola da Rede Pública de ensino e seu corpo docente durante a implementação do Novo Ensino Médio. Dessa forma, este artigo analisa como a efetivação da alteração no método de ensino mudou aspectos físicos e metodológicos, apresentando confrontações ocorridas no processo de adaptação pelo qual a escola vem passando. O colégio Estadual Almeida Cavalcanti, localizado na área urbana de Palmeira dos Índios/AL, foi o foco desta pesquisa. Os dados foram obtidos através de análises bibliográficas em produções que viabilizaram uma investigação em relação ao Novo Ensino Médio e as barreiras que provocou na Educação Básica. Ademais utilizamos a observação participante, disponibilizada pela atuação no PIBID, além de entrevistas com indivíduos envoltos no processo de adaptação, abordando obstáculos que apareceram com a aprovação da lei nº 13.415/2017, esta que apresenta a nova estrutura da etapa de ensino. A pesquisa usou como base trabalhos dos autores Silva (2022), Much (2021) e Nuñez (2002). Os autores tratam das dificuldades do novo modo de ensino e analisam lacunas presentes na formação do currículo e a falta de preparo das escolas para as mudanças. A metodologia principal foi marcada por entrevistas próprias ao campo da História Oral, tomando como base Meihy (2015) e Alberti (2005). Portanto, o PIBID proporcionou uma visão dos empecilhos que afetam a vida docente e a temática da escola.