O projeto CINEMAT: a matemática pelas lentes do cinema iniciou-se em agosto de 2017, com alunos de graduação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Na perspectiva da enculturação matemática, a matemática é construída pelas diferentes sociedades humanas ao longo da história (BISHOP, 1991). O cinema e a matemática se entrelaçam com a cultura possibilitando o desenvolvimento e a apropriação da forma matemática de perceber, organizar e interagir na sociedade. O cinema, nesse contexto, atua como mediador entre a cultura matemática e os participantes, promovendo a conexão e a compreensão dos conceitos matemáticos por meio da linguagem cinematográfica. Segundo Vigotski (2008), a linguagem desempenha um papel fundamental como um instrumento complexo de mediação entre o indivíduo e o mundo, definindo-o como um ser social, histórico e cultural. Portanto, ao ensinar e aprender matemática, é crucial explorar a conexão dessa disciplina com a vida e a cultura, desenvolvendo a habilidade de leitura do mundo. Desta forma, a linguagem audiovisual favorece a aproximação do conhecimento matemático possibilitando a compreensão das sociedades. No projeto, os filmes exibidos são instrumentos de mediação para a enculturação matemática estimulando atitudes positivas em relação à disciplina, tornando o aprendizado mais dinâmico, interessante e atrativo. Assim, o cinema desempenha o papel de revelar o legado histórico-cultural das gerações anteriores. A partir destas premissas, pretendeu-se investigar as contribuições do cinema como um instrumento mediador para a enculturação matemática dos alunos e para estimular atitudes positivas dos alunos diante da matemática, sublinhando as relações entre Matemática e Cultura.