Compreender o processo de alfabetização é de suma importância para a formação docente, deste modo, o resumo expandido em formato de relato de experiência proporciona evidenciar e refletir acerca das experimentações durante as observações e regências em sala de aula na escola campo pelo programa Residência Pedagógicas (RP). A análise deste estudo se desenvolveu na perspectiva Histórico-Cultural, e por meio das leituras de Vygotsky (2001a), Smole (2007), Vygotsky e Leontiev (1998), visto que, as suas contribuições proporcionaram realizar analises acerca da importância do jogo no processo de aprendizagem dos estudantes. Com base nesse aspecto podemos observar que a inserção de jogos matemáticos no processo de alfabetização dentro de uma estrutura curricular proporcionou estabelecer um ensino significativo, além de desenvolver vivências de modo articulado com cotidiano dos alunos. Portanto, a matemática está presente no nosso dia a dia diretamente e indiretamente. Apesar de ser uma disciplina que está envolvida em todas as áreas do conhecimento, ainda existe uma grande dificuldade em relação às metodologias que despertem o interesse ou que possam motivar os alunos. A partir disso, compreendemos que as observações e as regências desenvolvidas em sala nos oportunizaram identificarmos as dificuldades dos estudantes em relação aos conteúdos matemáticos. Isso nos leva a compreender que o estudante não aprende pela mera repetição de fórmulas, técnicas e modelos, mas a partir de atividades lúdicas que despertem expor e discutir ideias, organizar conhecimentos. Nisso, concluímos a importância dos jogos como um instrumento pedagógico para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos na alfabetização.