O trabalho relata uma experiência do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), conduzida na Escola Estadual Aline Picheth com estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental - envolvendo conceitos como expressões e equações do 1° grau, que recaem em sistemas de equações lineares. A abordagem deu-se via Modelagem Matemática, visando fomentar a criatividade e autonomia dos estudantes. A situação elaborada envolve resolver problemas que podem ser encontrados no cotidiano dos estudantes, estimulando a aplicação prática de conceitos matemáticos e técnicas para solucionar problemas usando sistemas de equações lineares. O objetivo foi promover a compreensão conceitual e a abordagem algébrica na resolução de problemas, o estudo buscou analisar os resultados da aplicação da atividade e seu impacto na formação docente dos envolvidos e revelou potencial em despertar o interesse e engajamento dos estudantes. O conhecimento e experiência adquiridos revelaram-se valiosos na atuação como educadoras, possibilitando uma abordagem mais dinâmica e contextualizada da Matemática.