VOLKMER, Márcia Solange et al.. Por uma educação que humaniza. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104096>. Acesso em: 22/11/2024 03:10
Pensar na educação como (trans)formação da dimensão humana é, também, pontuar o seu impacto na dimensão social e coletiva, na forma como atuamos no e com o mundo. O projeto de extensão Educação em Direitos Humanos no Contexto Escolar, da Universidade do Vale do Taquari – Univates, tem por objetivo debater e refletir sobre a educação em direitos humanos nas escolas da comunidade regional, buscando desenvolver uma cidadania ativa e crítica. Inicialmente, trabalhou-se com as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, sendo realizadas oficinas em 18 turmas de 12 escolas municipais de Lajeado/RS e envolvendo mais de 300 crianças. As atividades com esse público focaram na prevenção do bullying e foram divididas em três etapas, tendo o professor titular da turma como parceiro nas ações. Em 2021, as oficinas foram organizadas em dois momentos e envolveram mais de 400 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, os quais foram convidados a refletir e a debater sobre diferentes formas de violência que acontecem na internet. Em 2022, o projeto ampliou o seu público ao realizar parcerias com escolas de outros municípios, quando foram realizadas oficinas com 14 turmas de cinco escolas, abrangendo mais de 250 crianças e adolescentes. Através de diferentes recursos, como contação de histórias, vídeos e rodas de conversas, o projeto promoveu reflexões sobre direitos humanos no contexto escolar. Ao longo das atividades, abordou-se a atuação dos estudantes como sujeitos éticos nas suas relações na escola e na sociedade, promovendo uma educação que humaniza.