O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - PRP EM OEIRAS/PI: CONCATENANDO A PRÁXIS DOCENTE E O PROCESSO FORMATIVO DE LICENCIANDAS EM PEDAGOGIA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104369 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1975 "inscrito_id" => 4345 "titulo" => "O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - PRP EM OEIRAS/PI: CONCATENANDO A PRÁXIS DOCENTE E O PROCESSO FORMATIVO DE LICENCIANDAS EM PEDAGOGIA" "resumo" => "A produção a seguir se constitui da análise sobre as experiências adquiridas no decorrer do Programa Residência Pedagógica - PRP, das graduandas do curso de Licenciatura em Pedagogia, que vem sendo realizado no município de Oeiras-PI, cidade onde está situada a Universidade Estadual de Piauí, Campus Professor Possidônio Queiroz, de onde as residentes são licenciandas. Nesse intuito, o estudo em questão apresenta como objetivo geral refletir sobre a práxis docente no contexto do processo formativo de licenciandas do curso de Pedagogia de Oeiras/PI. A partir desse contexto, objetiva-se como reflexões específicas: caracterizar as nuances do planejamento proposto nas atividades de regência do PRP em escolas municipais de Oeiras/PI; analisar a prática pedagógica em uma perspectiva formativa das licenciandas do curso de Pedagogia de Oeiras/PI. Como proposição metodológica, a pesquisa apresenta abordagem qualitativa e como procedimento ancora discussões nas narrativas. É importante salientar que os estudos estão baseados em Kleiman (2005), Caldeira e Zaidan (2013), Franco (2012), entre outros. Dessa maneira, consideramos as vivências construídas entre preceptoras, residentes e alunos, nos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEI, localizados em Oeiras/PI. Deste modo, foram analisados os conhecimentos pedagógicos na perspectiva do Alfaletrar que vêm se construindo no período de 18 meses consecutivos., na qual proporciona aprendizagens significativas na formação e práxis docente, referente a saberes pedagógicos, epistemológicos e metodológicos em um contexto da docência." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4345_TB1975_19112023230302.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DIAS BARBOSA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amandabarbosa@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104369 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1975 "inscrito_id" => 4345 "titulo" => "O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - PRP EM OEIRAS/PI: CONCATENANDO A PRÁXIS DOCENTE E O PROCESSO FORMATIVO DE LICENCIANDAS EM PEDAGOGIA" "resumo" => "A produção a seguir se constitui da análise sobre as experiências adquiridas no decorrer do Programa Residência Pedagógica - PRP, das graduandas do curso de Licenciatura em Pedagogia, que vem sendo realizado no município de Oeiras-PI, cidade onde está situada a Universidade Estadual de Piauí, Campus Professor Possidônio Queiroz, de onde as residentes são licenciandas. Nesse intuito, o estudo em questão apresenta como objetivo geral refletir sobre a práxis docente no contexto do processo formativo de licenciandas do curso de Pedagogia de Oeiras/PI. A partir desse contexto, objetiva-se como reflexões específicas: caracterizar as nuances do planejamento proposto nas atividades de regência do PRP em escolas municipais de Oeiras/PI; analisar a prática pedagógica em uma perspectiva formativa das licenciandas do curso de Pedagogia de Oeiras/PI. Como proposição metodológica, a pesquisa apresenta abordagem qualitativa e como procedimento ancora discussões nas narrativas. É importante salientar que os estudos estão baseados em Kleiman (2005), Caldeira e Zaidan (2013), Franco (2012), entre outros. Dessa maneira, consideramos as vivências construídas entre preceptoras, residentes e alunos, nos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEI, localizados em Oeiras/PI. Deste modo, foram analisados os conhecimentos pedagógicos na perspectiva do Alfaletrar que vêm se construindo no período de 18 meses consecutivos., na qual proporciona aprendizagens significativas na formação e práxis docente, referente a saberes pedagógicos, epistemológicos e metodológicos em um contexto da docência." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4345_TB1975_19112023230302.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DIAS BARBOSA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amandabarbosa@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }