A produção a seguir se constitui da análise sobre as experiências adquiridas no decorrer do Programa Residência Pedagógica - PRP, das graduandas do curso de Licenciatura em Pedagogia, que vem sendo realizado no município de Oeiras-PI, cidade onde está situada a Universidade Estadual de Piauí, Campus Professor Possidônio Queiroz, de onde as residentes são licenciandas. Nesse intuito, o estudo em questão apresenta como objetivo geral refletir sobre a práxis docente no contexto do processo formativo de licenciandas do curso de Pedagogia de Oeiras/PI. A partir desse contexto, objetiva-se como reflexões específicas: caracterizar as nuances do planejamento proposto nas atividades de regência do PRP em escolas municipais de Oeiras/PI; analisar a prática pedagógica em uma perspectiva formativa das licenciandas do curso de Pedagogia de Oeiras/PI. Como proposição metodológica, a pesquisa apresenta abordagem qualitativa e como procedimento ancora discussões nas narrativas. É importante salientar que os estudos estão baseados em Kleiman (2005), Caldeira e Zaidan (2013), Franco (2012), entre outros. Dessa maneira, consideramos as vivências construídas entre preceptoras, residentes e alunos, nos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEI, localizados em Oeiras/PI. Deste modo, foram analisados os conhecimentos pedagógicos na perspectiva do Alfaletrar que vêm se construindo no período de 18 meses consecutivos., na qual proporciona aprendizagens significativas na formação e práxis docente, referente a saberes pedagógicos, epistemológicos e metodológicos em um contexto da docência.