Este trabalho buscou analisar diversas abordagens pedagógicas com o propósito de aprimorar a compreensão de conceitos complexos no ensino de genética. A classe investigada compreende o 1º ano B do Ensino Médio, no Colégio Cívico-Militar Professor Colares, situado em Ponta Grossa, Paraná. Inicialmente, o estudo explora os desafios inerentes ao ensino de conteúdos abstratos, frequentemente acompanhados por terminologia complexa. Com o intuito de intensificar o processo de aprendizagem, foram implementadas variadas metodologias, incluindo tanto o método tradicional quanto abordagens inovadoras, como a utilização de um modelo didático da molécula de DNA, a aplicação de estratégias de gamificação por meio da plataforma WordWall e a prática da extração do DNA do morango. A metodologia empregada na pesquisa combina abordagens quali-quantitativas com ênfase na aplicabilidade prática, realizando um questionário no Google Forms para traçar um perfil de aprendizagens e dificuldades que os alunos enfrentaram no decorrer das aulas. Embora o ensino tradicional tenha demonstrado certa familiaridade aos alunos e a docente, as abordagens inovadoras permitiram maior envolvimento e compreensão por parte dos estudantes, especialmente a extração de DNA. Observou-se, no decorrer deste estudo, a importância de um suporte adicional ou de turmas com menor número de alunos para viabilizar e facilitar a implementação da diversidade das abordagens pedagógicas citadas, proporcionando novas perspectivas para o ensino de genética e sugerindo possíveis melhorias na eficácia do processo educativo durante a aplicação de práticas e distintas didáticas.