Este trabalho descreve a aplicação de uma intervenção pedagógica no contexto do Programa Residência Pedagógica, realizado em uma escola de ensino médio na Paraíba. A intervenção utiliza gêneros textuais, como trechos de filmes, séries de TV e músicas, para desenvolver as habilidades linguísticas e gramaticais em língua inglesa. O objetivo é engajar os alunos por meio de temas contemporâneos relevantes para suas vidas, como saúde mental, imersão cultural e autoimagem, além de promover valores como respeito, cidadania e ética. A metodologia seguiu um modelo de sequência didática e teve como base a teoria sociointeracionista de Vygotsty, considerando a língua como uma construção social e cultural de significados. Os resultados mostraram que a abordagem lúdica, com o uso de mídias multimodais e participação ativa dos alunos, proporcionou um maior interesse e engajamento durante a aula, gerando resultados significativos no desenvolvimento das habilidades linguísticas. As considerações finais destacam a importância de trabalhar com atividades dinâmicas e interativas para aproximar os alunos da língua estrangeira e valorizam a reflexão proporcionada pela residência pedagógica para o aprimoramento do processo de ensino aprendizagem.