CUPOLILLO, Amparo Villa et al.. . Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104462>. Acesso em: 22/12/2024 16:09
Esse trabalho busca relatar e discutir a experiência que vem sendo desenvolvida junto aos estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ. Com o objetivo de aproximar a teoria e a prática na formação inicial e continuada de professores, organizamos ações e discussões procurando articular os campos teóricos às vivências no chão da escola. Assim, definimos que desde o primeiro encontro geral entre coordenadora de área, supervisores e bolsistas, nossas ações principais buscariam problematizar o cotidiano escolar como espaço/tempo em que ocorrem as ações educacionais em toda sua complexidade e riqueza. Visando apreender essas vivências em sua plenitude, orientamos os bolsistas a registrarem suas impressões, sensações, emoções, atitudes, procedimentos e ações em um diário de campo, no sentido de acompanharem cada movimento relativo às suas experiências nesses espaços. Paralelamente, fomos trazendo textos e autores que pudessem ajudar nas reflexões acerca dos registros feitos e compartilhados nem nossas reuniões. Esse movimento entre prática-teoria-prática desencadeou intervenções e discussões muito potentes, demonstrando a necessidade urgente de um espaço de formação em que a realidade se encontre, efetivamente, com os fundamentos teóricos que iluminam e dão sustentação às ações pedagógicas. Os trabalhos apresentados pelos licenciandos, decorrentes dessa vivência com o cotidiano escolar em conexão com os aportes teóricos discutidos, revelam o abismo que muitas vezes insiste em permanecer intocável, entre a Universidade e o cotidiano das escolas e, ao mesmo tempo, o amadurecimento proveniente do esforço de articulação contínuo e permanente entre teoria e prática na formação do professor.