Esse relato de experiência foi desenvolvido por um aluno da graduação que entendeu a necessidade de analisar se o ensino a distância é eficaz no processo de ensino aprendizagem, e se de início foi entendido como uma utopia, é hora de enxergar a realidade. Assim, a pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Maria Edilma de Freitas, na cidade de Pau dos Ferros/RN. Na ocasião, ocorria a pandemia da Covid-19 e os alunos precisaram estudar de forma remota o ano de 2020 e 2021, segunda e terceira série do Ensino Médio, respectivamente. Dessa forma, a metodologia da pesquisa segue um viés bibliográfico, analisando obras de diversos autores, uma natureza quanti-qualitativa, o qual foi coletado opiniões de docentes e discentes, e uma análise dos dados. Em seguida, o procedimento utilizado foi um estudo de caso. Os materiais utilizados foram celulares para captura de imagens e formulários digitais para coleta de informações. A pesquisa se justifica pelo fato de o pesquisador ter estudado no ensino remoto na escola mencionada. A pesquisa tem por objetivo, entender se o EAD é eficaz no ensino aprendizagem, e se os alunos conseguiram participar ativamente das aulas, principalmente por acesso a tecnologia e se eles conseguiram se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM.