Introdução Este projeto desenvolve Vivências Lúdicas, no desenvolvimento das competências cognitivas, emocionais e pessoais de estudantes do ensino fundamental e médio na Grande Porto Alegre em escolas com baixo IDEB. Seu público além dos citados são também acadêmicos do Curso de Educação Física e Professores das escolas do projeto. Este trabalho apresenta aplicação efetiva de vivências que se constituem potencializadoras das competências de estudantes em Escolas públicas de ensino de Porto Alegre. As vivências são desenvolvidas em consonância com estudos da neurociência e continuidade das pesquisas desde coordenador, considerando-se o uso das tecnologias interativas como fomentadoras de potencias de aprendizagem e formação humana. As atuações acontecem de três formas distintas: a) Oficina em horário extraclasse; b) Atuação regular com a turma de aula c) Atuação pontual com a turma regular. Atividades lúdicas têm sido preteridas no universo escolar. É convicção deste projeto que vertentes de ação neste campo de experiências com vivências integradas através de ações interdisciplinares com outras áreas do currículo escolar, são fomentadores de competências e valores desejáveis nos PPPs institucionais para a formação de um sujeito cidadão integral, de escolares de baixo IDEB. Este projeto apresenta benefícios evidenciados nas atitudes dos participantes do mesmo, pois faz parte de atividades de ensino e pesquisa na ESEFID, coordenado pelos autores.