O presente trabalho se concentra em trazer uma discussão sobre a relevância que as diversas linguagens adquire no processo de formação dos licenciandos em Geografia, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI, por meio do Programa Residência Pedagógica (PRP). Com isso, o trabalho teve como enfoque a contribuição das diversas linguagens na elaboração de planos de aulas, na facilitação da aprendizagem do estudante e no protagonismo do professor, enquanto agente influenciador da construção social. Para o alcance desses devidos fins, o referencial teórico metodológico utilizado foram Read (2001), Libâneo(1990), Guimarães (2007), Carlos (2002), Santos, Costa, Kinn (2010) e Portugal et al (2019), sendo que, todos eles propuseram a escrever sobre as diversas linguagens e as suas correlações com o ensino de geografia. Sendo assim, através da presente escrita, entende-se que o domínio e adoção das diversas linguagens em sala de aula, fomentada pelo Programa Residência Pedagógica, perfaz um processo de ensino e aprendizagem dinâmico e significativo, onde a construção e reconstrução socioespacial é analisada sob um crivo reflexivo, crítico e participativo.