O presente trabalho traz uma reflexão sobre a Educação Inclusiva no contexto da escola, a partir da percepção dos professores. Tal inquietação sobre essa questão vem de nossas vivências enquanto bolsistas-residentes no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Subprojeto do Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), edição 2022-2024, cujo início deu-se em novembro de 2022. Ao adentrar o ambiente escolar foram percebidas queixas de professores em relação a falta de capacitação para que houvesse a inclusão de alunos com deficiência. Causando inquietações aos residentes, pois a escola precisa garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, sem segregação entre os estudantes. A partir do exposto, os residentes organizaram um questionário virtual como instrumento de coleta de dados com perguntas que tratavam da demanda da escola, dos estudantes e da capacitação dos professores, com o objetivo de perceber e analisar como a inclusão acontece na escola-campo. Com o que foi obtido de resultados é notável que ao tratar da inclusão a demanda mais urgente que se apresentou foi a lacuna presente na formação dos professores, que precisam lidar com diversas necessidades educacionais na qual sua formação inicial não contempla, além de uma formação continuada muitas vezes inacessível.