O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104785 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2444 "inscrito_id" => 2113 "titulo" => "O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE" "resumo" => "Este trabalho desenvolve-se no âmbito do Programa de Residência Pedagógica - PRP, na Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Brasília, onde atua-se numa escola-campo situada em São Sebastião - Distrito Federal. Busca responder como o programa pode contribuir para a construção da identidade docente numa perspectiva crítico-emancipadora. Nesse sentido, tem como objetivos analisar a concepção de formação de professores dentro dos documentos do PRP; investigar quais sentidos e significados são atribuídos pelas residentes sobre a relação teoria e prática na vivência do programa e; identificar as representações sociais das residentes sobre os significados do “ser docente”. Trata-se de uma abordagem qualitativa que lança mão do estudo de caso como estratégia de investigação e utiliza técnicas da pesquisa-ação existencial como a observação participante, a escuta sensível e o diário de itinerância nos caminhos dessa experiência para captar as subjetividades dos sujeitos da pesquisa a respeito do tema. Discute o conflito de concepções no programa entre a epistemologia da prática e a epistemologia da práxis; os processos de integração e dicotomização da relação teoria e prática no fazer pedagógico; as contribuições à formação inicial e continuada de professores proporcionadas pelo programa ao colocarem lado a lado licenciandos e professores com experiência e interação que proporciona a construção de uma dinâmica praxiológica dentro do ambiente escolar produtora de conhecimentos. Por fim, defende-se a necessidade de programas de formação inicial de professores como política pública de estado e aponta para a melhor adequação da residência pedagógica em fase ulterior à graduação." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2113_TB2444_07102023180654.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA SILVA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "SARA" "autor_email" => "sarasilvadecastro04@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104785 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2444 "inscrito_id" => 2113 "titulo" => "O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE" "resumo" => "Este trabalho desenvolve-se no âmbito do Programa de Residência Pedagógica - PRP, na Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Brasília, onde atua-se numa escola-campo situada em São Sebastião - Distrito Federal. Busca responder como o programa pode contribuir para a construção da identidade docente numa perspectiva crítico-emancipadora. Nesse sentido, tem como objetivos analisar a concepção de formação de professores dentro dos documentos do PRP; investigar quais sentidos e significados são atribuídos pelas residentes sobre a relação teoria e prática na vivência do programa e; identificar as representações sociais das residentes sobre os significados do “ser docente”. Trata-se de uma abordagem qualitativa que lança mão do estudo de caso como estratégia de investigação e utiliza técnicas da pesquisa-ação existencial como a observação participante, a escuta sensível e o diário de itinerância nos caminhos dessa experiência para captar as subjetividades dos sujeitos da pesquisa a respeito do tema. Discute o conflito de concepções no programa entre a epistemologia da prática e a epistemologia da práxis; os processos de integração e dicotomização da relação teoria e prática no fazer pedagógico; as contribuições à formação inicial e continuada de professores proporcionadas pelo programa ao colocarem lado a lado licenciandos e professores com experiência e interação que proporciona a construção de uma dinâmica praxiológica dentro do ambiente escolar produtora de conhecimentos. Por fim, defende-se a necessidade de programas de formação inicial de professores como política pública de estado e aponta para a melhor adequação da residência pedagógica em fase ulterior à graduação." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2113_TB2444_07102023180654.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA SILVA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "SARA" "autor_email" => "sarasilvadecastro04@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }