Neste resumo, apresentamos os elementos de um projeto de pesquisa vivenciada com alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, de uma escola da rede pública federal de ensino, campo do subprojeto Matemática do Programa de Residência Pedagógica. Partimos do seguinte questionamento: “O cálculo mental pode motivar os alunos a participarem ativamente das aulas de Matemática?”. O objetivo foi desenvolver habilidades de cálculo mental visando ressignificar as operações matemáticas e privilegiar a participação ativa dos estudantes. O estudo centrou nas noções de contagem, adição, subtração e multiplicação e suas diferentes representações, consideradas como conhecimentos prévios possíveis de serem mobilizados pelos alunos que participaram da pesquisa. O referencial teórico de apoio é centrado no cálculo mental de Douady e nos jogos e cálculo mental de Grando. Para a busca do jogo adequado, foi utilizada a metodologia de pesquisa documental de Lüdcke e André. O trabalho com cálculo mental possibilitou que os alunos atribuíssem sentido ao algoritmo, na medida em que permitiu que construíssem estratégias de antecipação e conferência de resultados. Observamos ainda que a metodologia de cálculo mental associada ao jogo on-line possibilitou o desenvolvimento do raciocínio, agilidade, troca com os pares e interesse pelos alunos, o que trouxe vários benefícios ao longo do estudo, como maior concentração, melhora na quantidade de respostas corretas em relação a um questionamento, domínio do cálculo escrito e permitiu compreender e organizar as propriedades das operações numéricas.