NOVACK, Gabriela Vaz et al.. O brincar heurístico na educação infantil. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103680>. Acesso em: 22/12/2024 17:10
Este trabalho relata a experiência em um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), situado na cidade de Pelotas, sobre o brincar heurístico na educação infantil e seu papel como brincadeiras livres, e como o brincar heurístico tem relação no desenvolvimento das crianças. A metodologia utilizada para a pesquisa foi de forma qualitativa, como também foram utilizados diários de campo realizados durante as intervenções. O trabalho indica que o desenvolvimento das crianças com o brincar heurístico é de suma importância para suas habilidades cognitivas, motoras, brincadeiras em grupos e individual, entre outras, citadas no trabalho, que a brincadeira deve ser livre para as crianças, para que assim descubram a cada dia suas novas habilidades e possibilidades.