Justificativa O presente trabalho visa integrar o aluno do ensino médio as rotinas de pesquisa dentro de uma universidade. Por meio da relação entre conhecimentos empírico e cientifico como motivação, construiremos um modelo matemático para definir qual o melhor maracujá a ser escolhido nas feiras/mercados. Ao concluir, os alunos estarão mais inteirados de como funciona uma pesquisa científica. Referência Bibliográfica Para nortear este trabalho, faremos o uso dos conhecimentos de Biembengut, Bassanezi, Demo, Buriasco, Fiorentini e Lorenzato. Dessa forma conseguiremos executar nosso projeto, no que engloba a modelagem matemática, pesquisas e metodologias. Objetivos: Relacionar conhecimento empírico e científico, aproximar o conhecimento acadêmico do conhecimento escolar, empoderar o aluno como criador de seu saber, melhorar a relação emocional com a matemática, criar modelos matemáticos e utilizar softwares educacionais no ensino básico. Metodologia: Serão três etapas, sendo elas: Estudar a relação entre conhecimento empírico e conhecimento científico; revisar conhecimentos matemáticos básicos (incluindo uma exceção a essas revisões que é a Regressão Linear); Iniciar a modelagem. Conclusão: Com a conclusão do subprojeto, o professor terá adquirido maturidade ao observar as dificuldades enfrentadas por seus alunos e aprenderá a contorná-las. A principal meta é que o professor residente tenha instigado o protagonismo nos alunos, fazendo-os perceber que o processo de aprendizagem tradicional pode ser superado. O projeto promove uma aproximação entre o ensino superior e o ensino básico, encerrando com a reflexão do professor sobre a importância e gratificação de compartilhar conhecimento com alunos de escolas públicas, uma realidade distante para muitos.