Mediante a evolução social, política e tecnológica, urge a necessidade de repensar também a formação de professores, de modo a organizar-se educacionalmente para que se possa seguir uma linha tênue, cujo princípio é formar cidadãos com qualidade. Dessa maneira, o presente texto busca analisar como se desenvolve a formação inicial de professores integrada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com foco nas contribuições do programa aos subprojetos de Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química. O trabalho de cunho qualitativo utiliza-se de uma análise documental, pautada nos formulários respondidos pelos bolsistas da edição PIBID UNILAB 2022-2024. Nesse sentido, a partir da análise, foi possível perceber que as atividades integraram o ensino e a pesquisa, corroborando para um processo de análise crítica, transposição de desafios, inovações na área da educação e ressignificação das práticas pedagógicas.