Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O JORNAL NA SALA DE AULA E O ENSINO DOS GÊNEROS TEXTUAIS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103661
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1171
    "inscrito_id" => 7564
    "titulo" => "O JORNAL NA SALA DE AULA E O ENSINO DOS GÊNEROS TEXTUAIS"
    "resumo" => "Esta proposta de trabalho pretende apresentar um relato de experiência de atividades desenvolvidas no âmbito do subprojeto de Língua Portuguesa do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, do IFPR – Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas. O subprojeto em execução visa a construir um instrumental teórico e metodológico que possibilite aos bolsistas intervir no universo escolar com o intuito de ressignificar as práticas de ensino sobre leitura e escrita. Assim, ccom base em referenciais teóricos do letramento crítico e dos gêneros do discurso, o grupo de bolsistas do PIBID desenvolveu uma experiência bastante dinâmica para o estudo dos gêneros textuais por meio da confecção de um jornal em forma de mural. Por meio deste recurso, estão sendo trabalhados os mais diversos gêneros textuais que costumam ocupar as páginas de um jornal. Desse modo, a cada semana, uma nova produção em um gênero diferente é proposta em sala de aula e as produções textuais realizadas vão sendo acrescentadas à composição multiforme desse jornal gigante, em forma de painel. A experiência colocada em prática nesta ocasião permitiu constatar que a prática contextualizada e dinâmica alcança um efeito muito mais positivo do que a simples utilização de textos e materiais genéricos disponibilizados em livros didáticos e plataformas digitais disponibilizados pelo Estado sem qualquer relação com a conjuntura histórico-social do público escolar. Assim, destaca-se a importância de se construir práticas significativas em conformidade com o contexto situacional da comunidade escolar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7564_TB1171_31082023235001.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS DUARTE ESCHEMBACK"
    "autor_nome_curto" => "THAIS"
    "autor_email" => "thaisduarte7494@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103661
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1171
    "inscrito_id" => 7564
    "titulo" => "O JORNAL NA SALA DE AULA E O ENSINO DOS GÊNEROS TEXTUAIS"
    "resumo" => "Esta proposta de trabalho pretende apresentar um relato de experiência de atividades desenvolvidas no âmbito do subprojeto de Língua Portuguesa do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, do IFPR – Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas. O subprojeto em execução visa a construir um instrumental teórico e metodológico que possibilite aos bolsistas intervir no universo escolar com o intuito de ressignificar as práticas de ensino sobre leitura e escrita. Assim, ccom base em referenciais teóricos do letramento crítico e dos gêneros do discurso, o grupo de bolsistas do PIBID desenvolveu uma experiência bastante dinâmica para o estudo dos gêneros textuais por meio da confecção de um jornal em forma de mural. Por meio deste recurso, estão sendo trabalhados os mais diversos gêneros textuais que costumam ocupar as páginas de um jornal. Desse modo, a cada semana, uma nova produção em um gênero diferente é proposta em sala de aula e as produções textuais realizadas vão sendo acrescentadas à composição multiforme desse jornal gigante, em forma de painel. A experiência colocada em prática nesta ocasião permitiu constatar que a prática contextualizada e dinâmica alcança um efeito muito mais positivo do que a simples utilização de textos e materiais genéricos disponibilizados em livros didáticos e plataformas digitais disponibilizados pelo Estado sem qualquer relação com a conjuntura histórico-social do público escolar. Assim, destaca-se a importância de se construir práticas significativas em conformidade com o contexto situacional da comunidade escolar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7564_TB1171_31082023235001.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS DUARTE ESCHEMBACK"
    "autor_nome_curto" => "THAIS"
    "autor_email" => "thaisduarte7494@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Esta proposta de trabalho pretende apresentar um relato de experiência de atividades desenvolvidas no âmbito do subprojeto de Língua Portuguesa do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, do IFPR – Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas. O subprojeto em execução visa a construir um instrumental teórico e metodológico que possibilite aos bolsistas intervir no universo escolar com o intuito de ressignificar as práticas de ensino sobre leitura e escrita. Assim, ccom base em referenciais teóricos do letramento crítico e dos gêneros do discurso, o grupo de bolsistas do PIBID desenvolveu uma experiência bastante dinâmica para o estudo dos gêneros textuais por meio da confecção de um jornal em forma de mural. Por meio deste recurso, estão sendo trabalhados os mais diversos gêneros textuais que costumam ocupar as páginas de um jornal. Desse modo, a cada semana, uma nova produção em um gênero diferente é proposta em sala de aula e as produções textuais realizadas vão sendo acrescentadas à composição multiforme desse jornal gigante, em forma de painel. A experiência colocada em prática nesta ocasião permitiu constatar que a prática contextualizada e dinâmica alcança um efeito muito mais positivo do que a simples utilização de textos e materiais genéricos disponibilizados em livros didáticos e plataformas digitais disponibilizados pelo Estado sem qualquer relação com a conjuntura histórico-social do público escolar. Assim, destaca-se a importância de se construir práticas significativas em conformidade com o contexto situacional da comunidade escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.