Esta proposta de trabalho pretende apresentar um relato de experiência de atividades desenvolvidas no âmbito do subprojeto de Língua Portuguesa do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, do IFPR – Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas. O subprojeto em execução visa a construir um instrumental teórico e metodológico que possibilite aos bolsistas intervir no universo escolar com o intuito de ressignificar as práticas de ensino sobre leitura e escrita. Assim, ccom base em referenciais teóricos do letramento crítico e dos gêneros do discurso, o grupo de bolsistas do PIBID desenvolveu uma experiência bastante dinâmica para o estudo dos gêneros textuais por meio da confecção de um jornal em forma de mural. Por meio deste recurso, estão sendo trabalhados os mais diversos gêneros textuais que costumam ocupar as páginas de um jornal. Desse modo, a cada semana, uma nova produção em um gênero diferente é proposta em sala de aula e as produções textuais realizadas vão sendo acrescentadas à composição multiforme desse jornal gigante, em forma de painel. A experiência colocada em prática nesta ocasião permitiu constatar que a prática contextualizada e dinâmica alcança um efeito muito mais positivo do que a simples utilização de textos e materiais genéricos disponibilizados em livros didáticos e plataformas digitais disponibilizados pelo Estado sem qualquer relação com a conjuntura histórico-social do público escolar. Assim, destaca-se a importância de se construir práticas significativas em conformidade com o contexto situacional da comunidade escolar.