REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DE UMA RESIDENTE- PROFESSORA A PARTIR DE UMA AULA PRÁTICA SOBRE SEXUALIDADE
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104321 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1925 "inscrito_id" => 4933 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DE UMA RESIDENTE- PROFESSORA A PARTIR DE UMA AULA PRÁTICA SOBRE SEXUALIDADE" "resumo" => "Este trabalho refere-se ao relato da primeira autora, que é residente do subprojeto Biologia do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, sobre suas percepções a partir de uma regência sobre sexualidade realizada no 8º do ensino fundamental de uma escola estadual no município de Diamantina/MG. O planejamento foi realizado para uma sequência didática dividida em 3 momentos: o 1ºmomento previu uma caixa de perguntas anônimas sobre a temática, o 2º momento previa uma aula a partir das perguntas dos alunos depositadas na caixa, e o 3º momento seria uma visita técnica ao laboratório de Anatomia Humana da universidade. No decorrer da regência surgiram sentimentos de insegurança, vergonha e medo para abordar determinadas questões. Percebi que essa turbulência de emoções/sentimentos poderia ser decorrente da minha imaturidade enquanto profissional em formação, procurei orientações com a preceptora e a docente orientadora do Programa, o que mudou completamente minha visão sobre como prosseguir. Conduzi uma aula teórica utilizando uma linguagem próxima à dos estudantes, busquei não amedrontá-los quanto às Infecções Sexualmente Transmissíveis, preferindo uma abordagem de autopreservação e autocuidado. A aula prática sobre métodos contraceptivos ocorreu com total participação da turma, proporcionando muito mais segurança à minha atuação como residente/professora. Concluí que essa experiência modificou não só a mim como futura docente, mas também aos estudantes, que sentiram-se a vontade para esclarecer suas dúvidas, explicar o conteúdo na linguagem dos alunos é um ponto chave, assim como procurar apoio de outros profissionais mais experientes." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV190_MD1_ID4933_TB1925_23112023083616.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA DANIELLY DIAS" "autor_nome_curto" => "Bruna Danielly" "autor_email" => "bruna.dias@ufvjm.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104321 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1925 "inscrito_id" => 4933 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DE UMA RESIDENTE- PROFESSORA A PARTIR DE UMA AULA PRÁTICA SOBRE SEXUALIDADE" "resumo" => "Este trabalho refere-se ao relato da primeira autora, que é residente do subprojeto Biologia do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, sobre suas percepções a partir de uma regência sobre sexualidade realizada no 8º do ensino fundamental de uma escola estadual no município de Diamantina/MG. O planejamento foi realizado para uma sequência didática dividida em 3 momentos: o 1ºmomento previu uma caixa de perguntas anônimas sobre a temática, o 2º momento previa uma aula a partir das perguntas dos alunos depositadas na caixa, e o 3º momento seria uma visita técnica ao laboratório de Anatomia Humana da universidade. No decorrer da regência surgiram sentimentos de insegurança, vergonha e medo para abordar determinadas questões. Percebi que essa turbulência de emoções/sentimentos poderia ser decorrente da minha imaturidade enquanto profissional em formação, procurei orientações com a preceptora e a docente orientadora do Programa, o que mudou completamente minha visão sobre como prosseguir. Conduzi uma aula teórica utilizando uma linguagem próxima à dos estudantes, busquei não amedrontá-los quanto às Infecções Sexualmente Transmissíveis, preferindo uma abordagem de autopreservação e autocuidado. A aula prática sobre métodos contraceptivos ocorreu com total participação da turma, proporcionando muito mais segurança à minha atuação como residente/professora. Concluí que essa experiência modificou não só a mim como futura docente, mas também aos estudantes, que sentiram-se a vontade para esclarecer suas dúvidas, explicar o conteúdo na linguagem dos alunos é um ponto chave, assim como procurar apoio de outros profissionais mais experientes." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV190_MD1_ID4933_TB1925_23112023083616.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA DANIELLY DIAS" "autor_nome_curto" => "Bruna Danielly" "autor_email" => "bruna.dias@ufvjm.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }