Este trabalho é fruto de inquietações do professor-pesquisador sobre a relação do currículo escolar da disciplina de Educação Física (EF) com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os questionamentos que delimitam a problemática são: Que metodologia, quais conteúdos e objetos de conhecimento da EF são mais próximos da realidade dos discentes da EJA? Esta pesquisa tem como objetivo analisar a aplicabilidade dos pressupostos freireanos e o planejamento participativo nas aulas de Educação Física na modalidade de EJA. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, está embasada no percurso metodológico do Círculo de Cultura, dos Temas Geradores e do Planejamento Participativo(PP), baseado na construção de uma árvore genealógica das práticas corporais. As Unidades Epocais servirão como procedimento de análise temática. Sobre os principais resultados e discussões destaca-se o surgimento de objetos do conhecimento poucos citados nas matrizes curriculares referenciais como a prática da Caminhada. Outros aspectos aparecem como fonte de diálogo, como as práticas corporais no âmbito familiar e sua relação como o mundo do trabalho. Também, percebe-se que alguns conteúdos que são tidos como principais conteúdos da Educação Física como o Esporte, pouco despertam o interesse e não fazem parte da realidade dos educandos/as da EJA. Este estudo demostra-se com um objeto de reflexões sobre currículo, EF e EJA, colaborando na formação de atuais e futuros/as professores/as-pesquisadores/as desta modalidade, favorecendo uma EF de qualidade para os/as educandos/as.