Este estudo busca apresentar os resultados das observações realizadas nas turmas de Ensino Fundamental, de uma escola localizada no município de Cianorte-PR, durante as atividades do Programa de Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional de Cianorte, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Durante as observações foi possível presenciar vários momentos de contação de histórias realizada pelos professores. Neste sentido, o texto versa sobre a importância delas como ferramenta pedagógica e suas contribuições para o processo de alfabetização. A pesquisa estruturou-se por meio da seleção bibliográfica pertinente ao tema de estudo, utilizando materiais disponibilizados em plataformas acadêmicas, onde foram elencados estudos de Klein e Schafaschek (1990), Abramovich (1997) e Vieira (2026), assim como nas experiências vividas durante o período de observação do Programa Residência Pedagógica, nas quais foi possível observar práticas de contação de histórias nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por meio deste estudo e do conteúdo exposto neste trabalho, pode-se afirmar que a contação de histórias auxilia na formação humana e, dessa forma, deve ser valorizada e desenvolvida no meio escolar a fim de desenvolver a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória, o gosto pela leitura entre diversas outras habilidades humanas, além de contribuir no processo de aprendizagem e socialização da criança.