Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

JORNAL VIRTUAL COMO FORMA DE ENSINO DE ZOOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFAL CAMPUS MACEIÓ

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103482
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 953
    "inscrito_id" => 3183
    "titulo" => "JORNAL VIRTUAL COMO FORMA DE ENSINO DE ZOOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFAL CAMPUS MACEIÓ"
    "resumo" => "A zoologia pode ser um grande desafio por possuir termos que não são do cotidiano dos alunos, bem como uma riqueza de conceitos novos. Ter conhecimento sobre o assunto é de extrema importância, faz com que o ser humano consiga compreender a sua relação com os outros animais promovendo a preservação das espécies. A tecnologia está cada vez mais em todas as áreas da sociedade, e na educação também não seria diferente, de forma que o uso dela pode ser uma grande aliada no processo de ensino aprendizagem, além do que a geração atual já nasce imersas nela. De forma que foi proposto para alunos dos 2° anos integrado do IFAL a construção de um jornal virtual sobre cada um dos filos animais. Após a construção foi realizada a divulgação no campus utilizando folders com a presença de um qr-code dando acesso a integra do jornal. Mesmo tendo o mesmo objetivo, e tendo recebidos as mesmas orientações quanto a ferramenta e a forma de desenvolvimento da construção do material, as produções foram variadas, onde características da turma foram expressas em suas criações, identificamos jornais de alunos que apenas fizeram para obter nota no componente curricular e tiveram aqueles que se empenharam para fazer um trabalho de qualidade. De modo que conseguimos trabalhar de forma criativa e de maneira que os alunos obtivessem um olhar diferente com a zoologia, colocando-os como seres críticos pensantes."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3183_TB953_31082023161759.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANA LETÍCIA MELO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ALANA MELO"
    "autor_email" => "alms5@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103482
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 953
    "inscrito_id" => 3183
    "titulo" => "JORNAL VIRTUAL COMO FORMA DE ENSINO DE ZOOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFAL CAMPUS MACEIÓ"
    "resumo" => "A zoologia pode ser um grande desafio por possuir termos que não são do cotidiano dos alunos, bem como uma riqueza de conceitos novos. Ter conhecimento sobre o assunto é de extrema importância, faz com que o ser humano consiga compreender a sua relação com os outros animais promovendo a preservação das espécies. A tecnologia está cada vez mais em todas as áreas da sociedade, e na educação também não seria diferente, de forma que o uso dela pode ser uma grande aliada no processo de ensino aprendizagem, além do que a geração atual já nasce imersas nela. De forma que foi proposto para alunos dos 2° anos integrado do IFAL a construção de um jornal virtual sobre cada um dos filos animais. Após a construção foi realizada a divulgação no campus utilizando folders com a presença de um qr-code dando acesso a integra do jornal. Mesmo tendo o mesmo objetivo, e tendo recebidos as mesmas orientações quanto a ferramenta e a forma de desenvolvimento da construção do material, as produções foram variadas, onde características da turma foram expressas em suas criações, identificamos jornais de alunos que apenas fizeram para obter nota no componente curricular e tiveram aqueles que se empenharam para fazer um trabalho de qualidade. De modo que conseguimos trabalhar de forma criativa e de maneira que os alunos obtivessem um olhar diferente com a zoologia, colocando-os como seres críticos pensantes."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3183_TB953_31082023161759.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANA LETÍCIA MELO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ALANA MELO"
    "autor_email" => "alms5@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A zoologia pode ser um grande desafio por possuir termos que não são do cotidiano dos alunos, bem como uma riqueza de conceitos novos. Ter conhecimento sobre o assunto é de extrema importância, faz com que o ser humano consiga compreender a sua relação com os outros animais promovendo a preservação das espécies. A tecnologia está cada vez mais em todas as áreas da sociedade, e na educação também não seria diferente, de forma que o uso dela pode ser uma grande aliada no processo de ensino aprendizagem, além do que a geração atual já nasce imersas nela. De forma que foi proposto para alunos dos 2° anos integrado do IFAL a construção de um jornal virtual sobre cada um dos filos animais. Após a construção foi realizada a divulgação no campus utilizando folders com a presença de um qr-code dando acesso a integra do jornal. Mesmo tendo o mesmo objetivo, e tendo recebidos as mesmas orientações quanto a ferramenta e a forma de desenvolvimento da construção do material, as produções foram variadas, onde características da turma foram expressas em suas criações, identificamos jornais de alunos que apenas fizeram para obter nota no componente curricular e tiveram aqueles que se empenharam para fazer um trabalho de qualidade. De modo que conseguimos trabalhar de forma criativa e de maneira que os alunos obtivessem um olhar diferente com a zoologia, colocando-os como seres críticos pensantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.