Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E TURMA EJAI: A EXPERIMENTAÇÃO DA LIBERDADE E DOS SONHOS NAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
0 of 0
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103873 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1416 "inscrito_id" => 7845 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E TURMA EJAI: A EXPERIMENTAÇÃO DA LIBERDADE E DOS SONHOS NAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA" "resumo" => "O presente estudo se volta para as reflexões suscitadas durante o Programa de Residência Pedagógica (PRP), em que o encontro entre aspirações individuais e perspectivas futuras se entrecruzam nas práticas educativas junto à turma de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Diante disso, pesquisa-se sobre as dinâmicas construídas nesse espaço, a fim de compreender como o processo de ensino-aprendizagem, por meio da criatividade e aspirações, pode ser inovador. O embasamento teórico desta pesquisa se fundamenta em Freire (2002) e Marcuschi (2010), cujas perspectivas ressaltam a importância da construção do conhecimento no âmbito da educação e do ensino da Língua Portuguesa. Esta investigação adota uma abordagem qualitativa que permite explorar as nuances da atuação no contexto escolar alinhada a uma pesquisa bibliográfica que se realizou em livros e artigos (Gil, 2008). Utilizou-se, também, das observações em sala de aula, do instrumento investigativo e da análise do material produzido pela categoria estudantil, chamado “mural de expressões”. Diante dessas análises, obtivemos resultados que evidenciaram a importância da expressão das emoções e perspectivas de vida. Portanto, este estudo reforça a necessidade de uma educação sensível às trajetórias, aos desejos individuais e coletivos, no contexto EJAI.O presente estudo se volta para as reflexões suscitadas durante o Programa de Residência Pedagógica (PRP), em que o encontro entre aspirações individuais e pers" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7845_TB1416_07092023202722.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIANE REGINA RIBEIRO SAPUCAIA" "autor_nome_curto" => "ARIANE SAPUCAIA" "autor_email" => "arianesapucaia@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103873 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1416 "inscrito_id" => 7845 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E TURMA EJAI: A EXPERIMENTAÇÃO DA LIBERDADE E DOS SONHOS NAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA" "resumo" => "O presente estudo se volta para as reflexões suscitadas durante o Programa de Residência Pedagógica (PRP), em que o encontro entre aspirações individuais e perspectivas futuras se entrecruzam nas práticas educativas junto à turma de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Diante disso, pesquisa-se sobre as dinâmicas construídas nesse espaço, a fim de compreender como o processo de ensino-aprendizagem, por meio da criatividade e aspirações, pode ser inovador. O embasamento teórico desta pesquisa se fundamenta em Freire (2002) e Marcuschi (2010), cujas perspectivas ressaltam a importância da construção do conhecimento no âmbito da educação e do ensino da Língua Portuguesa. Esta investigação adota uma abordagem qualitativa que permite explorar as nuances da atuação no contexto escolar alinhada a uma pesquisa bibliográfica que se realizou em livros e artigos (Gil, 2008). Utilizou-se, também, das observações em sala de aula, do instrumento investigativo e da análise do material produzido pela categoria estudantil, chamado “mural de expressões”. Diante dessas análises, obtivemos resultados que evidenciaram a importância da expressão das emoções e perspectivas de vida. Portanto, este estudo reforça a necessidade de uma educação sensível às trajetórias, aos desejos individuais e coletivos, no contexto EJAI.O presente estudo se volta para as reflexões suscitadas durante o Programa de Residência Pedagógica (PRP), em que o encontro entre aspirações individuais e pers" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7845_TB1416_07092023202722.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIANE REGINA RIBEIRO SAPUCAIA" "autor_nome_curto" => "ARIANE SAPUCAIA" "autor_email" => "arianesapucaia@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente estudo se volta para as reflexões suscitadas durante o Programa de Residência Pedagógica (PRP), em que o encontro entre aspirações individuais e perspectivas futuras se entrecruzam nas práticas educativas junto à turma de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Diante disso, pesquisa-se sobre as dinâmicas construídas nesse espaço, a fim de compreender como o processo de ensino-aprendizagem, por meio da criatividade e aspirações, pode ser inovador. O embasamento teórico desta pesquisa se fundamenta em Freire (2002) e Marcuschi (2010), cujas perspectivas ressaltam a importância da construção do conhecimento no âmbito da educação e do ensino da Língua Portuguesa. Esta investigação adota uma abordagem qualitativa que permite explorar as nuances da atuação no contexto escolar alinhada a uma pesquisa bibliográfica que se realizou em livros e artigos (Gil, 2008). Utilizou-se, também, das observações em sala de aula, do instrumento investigativo e da análise do material produzido pela categoria estudantil, chamado “mural de expressões”. Diante dessas análises, obtivemos resultados que evidenciaram a importância da expressão das emoções e perspectivas de vida. Portanto, este estudo reforça a necessidade de uma educação sensível às trajetórias, aos desejos individuais e coletivos, no contexto EJAI.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.