O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar uma oficina/módulo realizado no projeto de pesquisa "O desenvolvimento da escrita a partir do trabalho com gêneros textuais: uma perspectiva sociointeracionista", com financiamento da UFFS. Em específico, explica-se a oficina de número 1 (das 5 produzidas no projeto), intitulada Domínio da escrita formal em língua portuguesa, a qual tinha como objetivo desenvolver a capacidade de diferenciar o contexto de uso do registro formal e informal da língua. Para isso, fez-se uso dos escritos de Bagno (2007, 2021), no que se refere às questões de variação e preconceito linguístico, e de Bortoni-Ricardo (2004, 2005), no que tange a aspectos da relação entre sociolinguística e ensino de língua materna. A abordagem metodológica utilizada é chamada de Sequência Didática e é elaborada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Vale ressaltar que o universo de análise é uma escola de Educação Básica, no interior do Rio Grande do Sul. Os participantes da pesquisa, por conseguinte, são estudantes que cursam o primeiro ano do Ensino Médio. A partir da efetivação dessa proposta, acredita-se ter propiciado uma melhora na produção textual dos estudantes, focando, sobretudo, na conscientização sobre qual variedade linguística utilizar no momento de escrever, logo, levando em conta seu contexto, interlocutor e objetivo.