Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

SOU COMO TU: EMPATIA EM SALA DE AULA COM POESIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103477
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 944
    "inscrito_id" => 6739
    "titulo" => "SOU COMO TU: EMPATIA EM SALA DE AULA COM POESIA"
    "resumo" => "O presente trabalho objetiva descrever a experiência adquirida por duas bolsistas do Programa Residência Pedagógica (PRP) de Língua Portuguesa, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo/RS, tendo em vista uma análise crítica desta vivência e dos planejamentos construídos durante os meses de regência em sala de aula. As aulas foram aplicadas em uma escola municipal do município de Cerro Largo/RS. A prática escolhida para ser relatada se baseia no uso do poema intitulado “Sou como tu”, do autor brasileiro Tiago Miguel Correia de Melo Russel Pinto, levando em consideração que esse planejamento permitiu explorar a empatia, a reflexão sobre a própria identidade e a expressão criativa dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado enriquecedor e participativo através da abordagem literária escolhida."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6739_TB944_31082023155718.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAÍNA RAQUEL VOGEL"
    "autor_nome_curto" => "JANAÍNA"
    "autor_email" => "janainaraquelvogel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103477
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 944
    "inscrito_id" => 6739
    "titulo" => "SOU COMO TU: EMPATIA EM SALA DE AULA COM POESIA"
    "resumo" => "O presente trabalho objetiva descrever a experiência adquirida por duas bolsistas do Programa Residência Pedagógica (PRP) de Língua Portuguesa, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo/RS, tendo em vista uma análise crítica desta vivência e dos planejamentos construídos durante os meses de regência em sala de aula. As aulas foram aplicadas em uma escola municipal do município de Cerro Largo/RS. A prática escolhida para ser relatada se baseia no uso do poema intitulado “Sou como tu”, do autor brasileiro Tiago Miguel Correia de Melo Russel Pinto, levando em consideração que esse planejamento permitiu explorar a empatia, a reflexão sobre a própria identidade e a expressão criativa dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado enriquecedor e participativo através da abordagem literária escolhida."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6739_TB944_31082023155718.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAÍNA RAQUEL VOGEL"
    "autor_nome_curto" => "JANAÍNA"
    "autor_email" => "janainaraquelvogel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente trabalho objetiva descrever a experiência adquirida por duas bolsistas do Programa Residência Pedagógica (PRP) de Língua Portuguesa, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo/RS, tendo em vista uma análise crítica desta vivência e dos planejamentos construídos durante os meses de regência em sala de aula. As aulas foram aplicadas em uma escola municipal do município de Cerro Largo/RS. A prática escolhida para ser relatada se baseia no uso do poema intitulado “Sou como tu”, do autor brasileiro Tiago Miguel Correia de Melo Russel Pinto, levando em consideração que esse planejamento permitiu explorar a empatia, a reflexão sobre a própria identidade e a expressão criativa dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado enriquecedor e participativo através da abordagem literária escolhida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.