VOGEL, Janaína Raquel et al.. Sou como tu: empatia em sala de aula com poesia. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103477>. Acesso em: 23/12/2024 00:27
O presente trabalho objetiva descrever a experiência adquirida por duas bolsistas do Programa Residência Pedagógica (PRP) de Língua Portuguesa, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo/RS, tendo em vista uma análise crítica desta vivência e dos planejamentos construídos durante os meses de regência em sala de aula. As aulas foram aplicadas em uma escola municipal do município de Cerro Largo/RS. A prática escolhida para ser relatada se baseia no uso do poema intitulado “Sou como tu”, do autor brasileiro Tiago Miguel Correia de Melo Russel Pinto, levando em consideração que esse planejamento permitiu explorar a empatia, a reflexão sobre a própria identidade e a expressão criativa dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado enriquecedor e participativo através da abordagem literária escolhida.