A pesquisa tem como objetivo geral apresentar os eventos de letramento agenciados por meio da canção popular Atirei o pau no gato. O aporte metodológico centra-se na pesquisa bibliográfica e qualitativa, caracterizada por meio da apresentação de um Projeto Pedagógico de Letramento (PPL) agenciado pelos pesquisadores que tem como problema social a questão dos Maus tratos aos animais, cuja planificação do Projeto Pedagógico de Letramento situa o seu desenvolvimento com turmas dos Anos Iniciais, do Ensino Fundamental, sob os construtos teóricos de Kleiman (2006), Oliveira (2010) e Street (2007), por pressupor que trabalhar por meio da pedagogia de projetos significa pensá-la como atividades socialmente situadas, com fins e objetivos estabelecidos. Entre os resultados, observa-se que a educação relacionada com a resolução de um problema social, observado em situações cotidianas é um dos princípios de mudança social. É claro que, o uso da canção popular, é um dos modos de desconstruir estereótipos e desnaturalizar práticas situadas após alguns anos de legislações em defesa a não violência aos animais. E as práticas de leitura e escrita passam a situar nas relações entre diferentes atores sociais. Com essas discussões propostas neste artigo, podemos dizer que a pedagogia de projetos pode contribuir para o ensino crítico de Língua Portuguesa.