A CANÇÃO “ATIREI O PAU NO GATO” COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103789 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1320 "inscrito_id" => 7981 "titulo" => "A CANÇÃO “ATIREI O PAU NO GATO” COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A pesquisa tem como objetivo geral apresentar os eventos de letramento agenciados por meio da canção popular Atirei o pau no gato. O aporte metodológico centra-se na pesquisa bibliográfica e qualitativa, caracterizada por meio da apresentação de um Projeto Pedagógico de Letramento (PPL) agenciado pelos pesquisadores que tem como problema social a questão dos Maus tratos aos animais, cuja planificação do Projeto Pedagógico de Letramento situa o seu desenvolvimento com turmas dos Anos Iniciais, do Ensino Fundamental, sob os construtos teóricos de Kleiman (2006), Oliveira (2010) e Street (2007), por pressupor que trabalhar por meio da pedagogia de projetos significa pensá-la como atividades socialmente situadas, com fins e objetivos estabelecidos. Entre os resultados, observa-se que a educação relacionada com a resolução de um problema social, observado em situações cotidianas é um dos princípios de mudança social. É claro que, o uso da canção popular, é um dos modos de desconstruir estereótipos e desnaturalizar práticas situadas após alguns anos de legislações em defesa a não violência aos animais. E as práticas de leitura e escrita passam a situar nas relações entre diferentes atores sociais. Com essas discussões propostas neste artigo, podemos dizer que a pedagogia de projetos pode contribuir para o ensino crítico de Língua Portuguesa." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID7981_TB1320_20112023215014.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA HERWIG DE MORAES SOUZA" "autor_nome_curto" => "RENATA HERWIG" "autor_email" => "renata.souza@ueg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103789 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1320 "inscrito_id" => 7981 "titulo" => "A CANÇÃO “ATIREI O PAU NO GATO” COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A pesquisa tem como objetivo geral apresentar os eventos de letramento agenciados por meio da canção popular Atirei o pau no gato. O aporte metodológico centra-se na pesquisa bibliográfica e qualitativa, caracterizada por meio da apresentação de um Projeto Pedagógico de Letramento (PPL) agenciado pelos pesquisadores que tem como problema social a questão dos Maus tratos aos animais, cuja planificação do Projeto Pedagógico de Letramento situa o seu desenvolvimento com turmas dos Anos Iniciais, do Ensino Fundamental, sob os construtos teóricos de Kleiman (2006), Oliveira (2010) e Street (2007), por pressupor que trabalhar por meio da pedagogia de projetos significa pensá-la como atividades socialmente situadas, com fins e objetivos estabelecidos. Entre os resultados, observa-se que a educação relacionada com a resolução de um problema social, observado em situações cotidianas é um dos princípios de mudança social. É claro que, o uso da canção popular, é um dos modos de desconstruir estereótipos e desnaturalizar práticas situadas após alguns anos de legislações em defesa a não violência aos animais. E as práticas de leitura e escrita passam a situar nas relações entre diferentes atores sociais. Com essas discussões propostas neste artigo, podemos dizer que a pedagogia de projetos pode contribuir para o ensino crítico de Língua Portuguesa." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID7981_TB1320_20112023215014.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA HERWIG DE MORAES SOUZA" "autor_nome_curto" => "RENATA HERWIG" "autor_email" => "renata.souza@ueg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }