Este relato de pesquisa em educação apresenta dados parciais do projeto de Iniciação Cientifica desenvolvido no âmbito da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, sobre a temática da Formulação, implementação e avaliação das políticas educacionais nas redes de ensino do Piauí de 2019 a 2022. Possui relevância social e acadêmica por contribuir com a divulgação do saber no campo Política Pública Educacional, e implica em apresentar as produções da área em perspectiva de avaliação, a partir do levantamento dos dados educacionais e produções para a construção de um banco de informações para compor o observatório da Política Educacional Piauiense. As produções levantadas por meio de artigos publicados sobre as políticas educacionais sinalizam para a necessidade de a educação pública ter melhores condições, que propiciem as melhorias materiais na educação, para que esta seja assegurada como um direito. O estudo constitui um projeto de pesquisa em andamento que analisa as políticas educacionais do Estado do Piauí formuladas pelas três esferas de governo: União, Estado e Município. Proteção do direito à educação. Embora existam, essas políticas não são efetivas no que diz respeito à seguridade da educação pública, acessível e de qualidade, submetendo o povo brasileiro a políticas que negam o direito à educação garantida pela Constituição Federal e legislação complementar de diálogo mútuo.