O presente trabalho trata das experiências pedagógicas e demais atividades referentes à disciplina de Sociologia na Escola CEM Profª Dayse Galvão de Sousa, localizada na cidade de São Luís-MA, no âmbito do PIBID, Núcleo de Sociologia (UFMA – Campus São Luís/2023). Discute o sistema pedagógico da rede pública de ensino médio, as dimensões e influências da educação liberal tradicional sobre o sistema educacional. O estudo procura por um lado compreender os desafios e obstáculos do “Novo Ensino Médio” considerando a percepção e questões levantadas pelo corpo docente e quais as estratégias que estabelecem na perspectiva de manter suas práticas pedagógicas diante das mudanças impostas pela nova proposta do governo federal para o Ensino Médio. Por outro lado, procura verificar a percepção dos discentes, considerando que conforme se depreende dos discursos de defesa do projeto do “Novo E. M” os estudantes estariam mais “aptos” e, portanto, suscetíveis de “adequação”, uma vez que no processo de entrada na instituição educacional já encontram um roteiro de conteúdos e de atividades pré-estabelecidas pelo currículo itinerário, o que em princípio garantiria um amadurecimento e “consciência” da futura área de atuação e qualificação profissional “escolhida”.