REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: A PERSPECTIVA DE UM PIBIDIANO NA REALIDADE ESCOLAR
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103511 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 987 "inscrito_id" => 4636 "titulo" => "REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: A PERSPECTIVA DE UM PIBIDIANO NA REALIDADE ESCOLAR" "resumo" => "O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com o objetivo de analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola na qual a autora deste estudo está inserida, além de avaliar como a participação da comunidade escolar e a gestão democrática estão sendo implementadas na construção do PPP, bem como os reflexos dessa participação podem contribuir no desenvolvimento dos alunos. A escola em questão está localizada em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Pernambucana, e a coleta de dados foi realizada por meio da leitura do PPP, seleção de trechos relevantes e observação do cotidiano escolar. Foi notado que a gestão democrática está claramente delineada no documento do PPP. No entanto, é importante destacar que a gestão democrática da escola enfrenta desafios significativos. Na escola, foram identificados problemas como a entrega tardia dos livros didáticos aos alunos, salas de aula muito pequenas e superlotadas, além da ausência de profissionais de apoio para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o que tem limitado essa participação. Na análise do PPP, não foram identificadas propostas que abordassem as questões observadas. Portanto, fica evidente que a qualidade da educação não é apenas responsabilidade da escola em si, mas de toda a sociedade, pois a participação da comunidade escolar e a gestão democrática são passos fundamentais para garantir uma educação de qualidade." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4636_TB987_17112023192824.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDINALVA BARBOZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDINALVA BARBOZ" "autor_email" => "edinalva.barboza@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103511 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 987 "inscrito_id" => 4636 "titulo" => "REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: A PERSPECTIVA DE UM PIBIDIANO NA REALIDADE ESCOLAR" "resumo" => "O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com o objetivo de analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola na qual a autora deste estudo está inserida, além de avaliar como a participação da comunidade escolar e a gestão democrática estão sendo implementadas na construção do PPP, bem como os reflexos dessa participação podem contribuir no desenvolvimento dos alunos. A escola em questão está localizada em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Pernambucana, e a coleta de dados foi realizada por meio da leitura do PPP, seleção de trechos relevantes e observação do cotidiano escolar. Foi notado que a gestão democrática está claramente delineada no documento do PPP. No entanto, é importante destacar que a gestão democrática da escola enfrenta desafios significativos. Na escola, foram identificados problemas como a entrega tardia dos livros didáticos aos alunos, salas de aula muito pequenas e superlotadas, além da ausência de profissionais de apoio para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o que tem limitado essa participação. Na análise do PPP, não foram identificadas propostas que abordassem as questões observadas. Portanto, fica evidente que a qualidade da educação não é apenas responsabilidade da escola em si, mas de toda a sociedade, pois a participação da comunidade escolar e a gestão democrática são passos fundamentais para garantir uma educação de qualidade." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4636_TB987_17112023192824.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDINALVA BARBOZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDINALVA BARBOZ" "autor_email" => "edinalva.barboza@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }