O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com o objetivo de analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola na qual a autora deste estudo está inserida, além de avaliar como a participação da comunidade escolar e a gestão democrática estão sendo implementadas na construção do PPP, bem como os reflexos dessa participação podem contribuir no desenvolvimento dos alunos. A escola em questão está localizada em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Pernambucana, e a coleta de dados foi realizada por meio da leitura do PPP, seleção de trechos relevantes e observação do cotidiano escolar. Foi notado que a gestão democrática está claramente delineada no documento do PPP. No entanto, é importante destacar que a gestão democrática da escola enfrenta desafios significativos. Na escola, foram identificados problemas como a entrega tardia dos livros didáticos aos alunos, salas de aula muito pequenas e superlotadas, além da ausência de profissionais de apoio para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o que tem limitado essa participação. Na análise do PPP, não foram identificadas propostas que abordassem as questões observadas. Portanto, fica evidente que a qualidade da educação não é apenas responsabilidade da escola em si, mas de toda a sociedade, pois a participação da comunidade escolar e a gestão democrática são passos fundamentais para garantir uma educação de qualidade.