O objetivo do presente trabalho é analisar o uso de ferramentas didáticas e analógicas no ensino aprendizagem dos alunos do 6º ano da Escola Estadual Zuza Januário parceira do PIBID/História/Ceres/UFRN. Ao utilizar esse método para o ensino de História, com realizações de dinâmicas na interação com o conhecimento histórico apresentado e discutido em sala de aula, percebe-se que o uso de escavações simuladas, montagem de mapas, bingos dentre outros exemplos, possibilitou em nossas observações, um maior envolvimento do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Para realização desta reflexão, metodologicamente lançamos mão dos encaminhamentos seguintes: análise qualitativa do planejamento metodológico para aplicação prática nas aulas de revisão, investigação quantitativa do retorno dos alunos nas atividades aplicadas nas aulas de revisão. Concluímos que a partir do desenvolvimento dessas atividades, o uso de ferramentas analógicas possui efetivo retorno do aluno na interação da sala de aula promovendo e oportunizando a sua participação como sujeito de seu processo de aprendizagem.