DESVENDANDO O SISTEMA SOLAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103270 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 696 "inscrito_id" => 2532 "titulo" => "DESVENDANDO O SISTEMA SOLAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "A fim de superar a visão fragmentada nos processos de produção do conhecimento e estabelecer uma interação dos saberes, as bolsistas de iniciação à docência do subprojeto Biologia/Química/Ciências do PIBID de uma instituição pública do Sul de Minas Gerais desenvolveram uma sequência didática interdisciplinar relacionada ao Sistema Solar. A sequência didática, composta de 6 aulas, abordou conceitos teóricos de diferentes áreas do conhecimento (Biologia, Química, Física, Matemática, História e Geografia), favorecendo a aprendizagem do Sistema Solar de uma forma mais ampla nas turmas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II da escola-campo do PIBID. A construção da sequência didática foi fundamentada sob uma perspectiva sócio construtivista, a qual destaca a importância da interação social e do contexto no desenvolvimento cognitivo dos estudantes. As concepções de David Ausubel referentes à aprendizagem significativa também nortearam a construção da sequência didática, enfatizando a conexão entre o novo conhecimento e a estrutura cognitiva preexistente do aluno. A aplicação da sequência didática revelou que os alunos mostraram-se motivados a compreender conceitos de outras áreas do conhecimento a partir da abordagem voltada para o Sistema Solar. Assim, apesar do desafio de discutir o Sistema Solar sobre o olhar de outras áreas das ciências, foi possível ressignificar o seu ensino, destacando a importância de uma aprendizagem que não fragmente o conhecimento." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2532_TB696_15112023205516.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELYN FERNANDA MARQUES MAIA" "autor_nome_curto" => "EVELYN" "autor_email" => "d2022006470@unifei.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIFEI (UNIFEI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103270 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 696 "inscrito_id" => 2532 "titulo" => "DESVENDANDO O SISTEMA SOLAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "A fim de superar a visão fragmentada nos processos de produção do conhecimento e estabelecer uma interação dos saberes, as bolsistas de iniciação à docência do subprojeto Biologia/Química/Ciências do PIBID de uma instituição pública do Sul de Minas Gerais desenvolveram uma sequência didática interdisciplinar relacionada ao Sistema Solar. A sequência didática, composta de 6 aulas, abordou conceitos teóricos de diferentes áreas do conhecimento (Biologia, Química, Física, Matemática, História e Geografia), favorecendo a aprendizagem do Sistema Solar de uma forma mais ampla nas turmas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II da escola-campo do PIBID. A construção da sequência didática foi fundamentada sob uma perspectiva sócio construtivista, a qual destaca a importância da interação social e do contexto no desenvolvimento cognitivo dos estudantes. As concepções de David Ausubel referentes à aprendizagem significativa também nortearam a construção da sequência didática, enfatizando a conexão entre o novo conhecimento e a estrutura cognitiva preexistente do aluno. A aplicação da sequência didática revelou que os alunos mostraram-se motivados a compreender conceitos de outras áreas do conhecimento a partir da abordagem voltada para o Sistema Solar. Assim, apesar do desafio de discutir o Sistema Solar sobre o olhar de outras áreas das ciências, foi possível ressignificar o seu ensino, destacando a importância de uma aprendizagem que não fragmente o conhecimento." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2532_TB696_15112023205516.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELYN FERNANDA MARQUES MAIA" "autor_nome_curto" => "EVELYN" "autor_email" => "d2022006470@unifei.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIFEI (UNIFEI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }