O presente artigo tem como objetivo relatar uma prática pedagógica realizada na Escola Estadual Alice Loureiro - MG, na qual foi trabalhada uma atividade que envolvia Matemática, destacando, mais especificamente, as relações entre a Geometria Euclidiana e o uso de Origami. Também buscamos abordar os aspectos interdisciplinares entre a Arte e a História. O foco dessa atividade era mostrar aos alunos como a Matemática está presente no dia a dia e como ela pode ser trabalhada de modo que desenvolva habilidades visuais e criativas. Além disso, esta é também uma disciplina regrada a procedimentos e métodos. A atividade foi desenvolvida embasada em referenciais teóricos sobre o Ensino de Matemática, com a finalidade de desafiar os alunos e mostrar outras faces da Matemática. Os resultados obtidos foram analisados a partir de uma abordagem qualitativa. Assim, pudemos evidenciar o envolvimento dos alunos e a capacidade de observação para além do que é visto em sala de aula. Também foi possível observar a dificuldade desses alunos em lidar com a atividade, estando estas relacionadas ao aspecto motor que a atividade exigia. Logo, esperamos, através desta atividade, apresentar possibilidades para o Ensino de Matemática usando de atividades lúdicas e interdisciplinares, sempre desafiando o aluno de forma sadia para levá-lo à exploração.