CONSELHO DE CLASSE: RELAÇÕES ENTRE DOCENTES E DISCENTES DA ESCOLA ESTADUAL DOM PEDRO II EM OURO PRETO -MG
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103617 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1119 "inscrito_id" => 7283 "titulo" => "CONSELHO DE CLASSE: RELAÇÕES ENTRE DOCENTES E DISCENTES DA ESCOLA ESTADUAL DOM PEDRO II EM OURO PRETO -MG" "resumo" => "O texto descreve a nossa experiência como professores residentes durante um Conselho de Classe na Escola Estadual Dom Pedro II. Durante a reunião, os professores decidiram parte do futuro discente, a partir de notas, comportamentos e questões pessoais, revelando uma realidade que nunca havia sido vivenciada por nós. Buscamos refletir sobre as possíveis razões que levam docentes a tratar discentes de maneira inóspita, ao tentar entender o caminho percorrido por professores mais experientes. A partir daí, nos apoiamos no artigo de Carmen Lúcia Guimarães de Mattos, que analisa o ensino público do Rio de Janeiro e acompanha duas turmas da quarta série do Ensino Fundamental, suas professoras e os Conselhos de Classe. O texto também aborda a falta de abertura para discussões sobre as práticas pedagógicas de professores e a importância de considerar as competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para desenvolver uma ação mais condizente com as práticas pedagógicas contemporâneas. Por fim, o texto enfatiza a necessidade de não depositar somente em discentes a responsabilidade pelo fracasso escolar, mas, sim buscar soluções que contemplem todos as pessoas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem: discentes, familiares e docentes, entre outro(a)s educadores da escola, vem como o sistema de ensino vigente." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID7283_TB1119_31082023214932.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTÁVIO MARLON DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "OTÁVIO SILVA" "autor_email" => "otavio.santos@aluno.ufop.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103617 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1119 "inscrito_id" => 7283 "titulo" => "CONSELHO DE CLASSE: RELAÇÕES ENTRE DOCENTES E DISCENTES DA ESCOLA ESTADUAL DOM PEDRO II EM OURO PRETO -MG" "resumo" => "O texto descreve a nossa experiência como professores residentes durante um Conselho de Classe na Escola Estadual Dom Pedro II. Durante a reunião, os professores decidiram parte do futuro discente, a partir de notas, comportamentos e questões pessoais, revelando uma realidade que nunca havia sido vivenciada por nós. Buscamos refletir sobre as possíveis razões que levam docentes a tratar discentes de maneira inóspita, ao tentar entender o caminho percorrido por professores mais experientes. A partir daí, nos apoiamos no artigo de Carmen Lúcia Guimarães de Mattos, que analisa o ensino público do Rio de Janeiro e acompanha duas turmas da quarta série do Ensino Fundamental, suas professoras e os Conselhos de Classe. O texto também aborda a falta de abertura para discussões sobre as práticas pedagógicas de professores e a importância de considerar as competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para desenvolver uma ação mais condizente com as práticas pedagógicas contemporâneas. Por fim, o texto enfatiza a necessidade de não depositar somente em discentes a responsabilidade pelo fracasso escolar, mas, sim buscar soluções que contemplem todos as pessoas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem: discentes, familiares e docentes, entre outro(a)s educadores da escola, vem como o sistema de ensino vigente." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID7283_TB1119_31082023214932.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTÁVIO MARLON DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "OTÁVIO SILVA" "autor_email" => "otavio.santos@aluno.ufop.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }