O presente resumo discorre sobre experiências a partir das vivências realizadas no subprojeto de pedagogia PIBID com visitações presencias à EMEI Valéria Dalva de Agostinho em Bauru-SP nas turmas Infantil III e V. A metodologia utilizada foi exploratória e descritiva, observando as turmas e a atuação das professoras junto aos alunos. O principal objetivo é refletir sobre a dimensão da iniciação à docência, com ênfase nas percepções antes e depois da experiência inicial na prática pedagógica. O subprojeto foi orientado pelas professoras coordenadoras Bruna Carvalho e Patrícia Andrade da Instituição Unisagrado, em reuniões presencias e remotas, nas quais houve a análise de diferentes textos como: “Cuidar e educar na escola de educação infantil” de Juliana C. Pasqualini e Célia R. da Silva e “Planejamento pedagógico à luz da pedagogia histórico-crítica”, de Ana Carolina G. Marsiglia e Lígia M. Martins. Foi possível também experienciar a vivência de sala aula, planejando e aplicando uma atividade com alunos do Infantil V, na qual se desenvolveu o jogo Painel Alfabético com o propósito de enfatizar a relação fonema/grafema. O subprojeto ainda não foi finalizado, porém na sua conclusão parcial, o objetivo principal vem sendo realizado, pois disponibilizou este primeiro contato com a prática docente e também com importantes conceitos estudados. As reflexões abrangeram os temas “cuidar e educar” e “a importância do planejamento”, o que foi possível observar na prática, na organização e na rotina das professoras com atividades intencionais, proporcionando o desenvolvimento dos alunos.