O presente estudo tem por objetivo compartilhar os caminhos teóricos e práticos, vivenciados pelo professor da sala de aula, licenciandos de ciências biológicas e coordenadores do Programa Residência Pedagógica da UNESPAR/Paranaguá. Estes caminhos buscam impulsionar a produção de atividades para o ensino-aprendizagem, ambientadas no conteúdo das Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Fundamental. O desafio pedagógico emergiu de dois conteúdos: o primeiro para estudantes do sétimo ano - Flores e suas partes - agentes polinizadores e o segundo para estudantes do nono ano - Evolução: Fixismo, Lamarckismo e Darwinismo. Cinco etapas desencadearam as ações destes caminhos: a) contato inicial do professor de sala de aula com os integrantes do Programa Residência Pedagógica, licenciandos e coordenadores, definindo os elementos que compõem o planejamento, b) encontros semanais para a verificação das potencialidades e desafios da prática em sala de aula, c) leituras e preparo dos materiais e instrumentos para atender as expectativas dos estudantes da escola, d) prática pedagógica real que compreendeu o momento de efetivação da proposta, e) diálogo e reflexão final sobre os desafios e as potencialidades das atividades realizadas. Ao longo do processo foram especialmente privilegiados na dimensão pedagógica do planejamento a alfabetização científica, a taxonomia de Bloom, o exercício da criatividade, o desenvolvimento da criticidade e a ampliação da capacidade de comunicação.