O Pibid colabora não apenas na construção de um espaço de intervenção profissional com iniciação à docência construindo estratégias inovadoras, mas também fazendo análises, problematizações e discussões da realidade na qual a Educação Física se encontra inserida nos espaços escolares. Este relato tem por objetivo socializar os desafios enfrentados no ensino de práticas corporais de aventura na escola, a partir de uma análise descritiva e reflexiva realizada por pibidianos do subprojeto Pibid/Educação Física da Universidade Estadual do Piauí, em uma escola de ensino médio em tempo integral na rede pública estadual. A experiência contemplou as etapas de planejamento, busca por materiais alternativos, análise e adaptação ao ambiente disponível para a prática, experimentação pela professora e pibidianos e aplicação de aulas teórica e prática aos estudantes. Entre os desafios enfrentados estiveram presentes: a falta de materiais adequados às práticas corporais de aventura e a insegurança dos alunos. Entretanto, esses desafios foram superados com adaptações de atividades ao ambiente escolar, uso de materiais alternativos e a colaboração entre a professora e pibidianos no sentido de evitar qualquer tipo de acidente.